Notas Rápidas
Candidato único
Apenas o vice-governador Washington Oliveira se inscreveu para disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, mas sua indicação não se dará por aclamação. Trinta e dois parlamentares assinaram a lista de apoio.
A candidatura de Washington foi protocolada no último prazo, às 18h de terça-feira (19).
Agora, ele terá que se submeter aos ditames do regulamento antes de ser indicado oficialmente novo conselheiro do TCE-MA.
Surpresa
Parlamentares que fazem oposição ao grupo Sarney estranharam a assinatura dos tucanos Gardênia Gonçalves e Neto Evangelista e dos pedetistas Carlinhos Florêncio e Valéria Macedo na lista de apoio ao candidato Washington Oliveira para conselheiro do TCE-MA.
Surpresa maior, no entanto, foi quando descobriram a assinatura do deputado comunista Raimundo Cutrim no documento.
Marcelo Tavares, Bira do Pindaré, Othelino Neto, Rubens Júnior e Eliziane Gama se abstiveram.
Tapetão
O deputado Domingos Dutra ocupou a tribuna da Câmara Federal, na última terça-feira, para denunciar o “uso do Tribunal de Contas do Estado para acerto político no grupo da governadora Roseana Sarney”.
Dutra anunciou que está vendo a possibilidade de entrar na Justiça, com outros parlamentares, questionando a indicação do vice-governador como conselheiro do Tribunal de Contas.
“Não podemos aceitar que o TCE seja usado para acerto político, para manobras políticas, como está sendo feito no Maranhão”, observou o deputado. (Notas da coluna Informe JP)
Crise palaciana
A onda de reuniões no Palácio dos Leões para discutir os rumos da pré-candidatura de Luís Fernando Silva aumentou nos últimos dias. Prefeitos e deputados aliados do governo do Estado afirmam que a baixa do secretario estadual de Infraestrutura nas pesquisas, inclusive as que são encaminhadas para consumo interno, deixam um clima de pouco entusiasmo para carregar a bandeira do nome escolhido por Roseana para disputar o Governo.
Crise palaciana II
O que causa incômodo a alguns prefeitos e outras lideranças políticas ligadas a Roseana Sarney é que até mesmo a governadora admite que apesar de estar em ampla exposição há mais de um ano percorrendo todo o Maranhão, e participando até de entrega de sementes para trabalhadores rurais, Luís Fernando Silva não consegue chegar perto do patamar de 20% nas pesquisas de intenção de voto.
Crise palaciana II
E não são apenas as pesquisas divulgadas na imprensa que deixam preocupados os estrategistas e marqueteiros contratados para cuidar da pré-campanha de Luís Fernando Silva. As pesquisas para consumo interno também são avaliadas e os números continuam dando um recado desanimador até mesmo para os mais otimistas dos aliados da governadora Roseana Sarney. Já tem gente dizendo que é teimosia insistir nesta tecla, mas Roseana ainda espera dezembro chegar.
Bota no trono
A grande aposta de Roseana, mesmo que em dezembro os números ainda apontem perspectivas desanimadoras para Luis Fernando Silva, é que com a ida dele para o Palácio dos Leões, o quadro possa mudar e os sonhados 30% nas pesquisas de intenção de voto sejam até meados do próximo ano. Por enquanto, esta é a grande cartada que Roseana espera usar para que o pré-candidato escolhido por ela apresente viabilidade eleitoral.
Bota no trono II
Algumas fontes próximas ao governo do Estado acreditam que o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, decidiu não ir ao lançamento da pré-candidatura de Luís Fernando – o que provocou o adiamento do evento -, por que ainda tem expectativa de ser o candidato do grupo Sarney ao governo do Estado. Aliados de Lobão avaliam que nem mesmo no cargo de governador por alguns meses Luís Fernando vai conseguir melhorar o desempenho nas pesquisas de forma satisfatória e cresce a pressão pela mudança de nome para ser o candidato governista ainda este ano. (Notas do Senadinho, no site Maranhão da Gente)
Socuerro!
E o Robinho tá um saci de duas pernas! E um amigo disse: “Se eu fosse o Felipão, não convocava ninguém com a letra ‘R’, só pra sacanear com o Galvão”. Rarará!
Dó dele
E eu tô com dó do Genoino. Além de doente, tem que dividir a cela com o Zé Dirceu! Pena dobrada! Dobraram a pena do Genoino. Tô com pena da pena do Genoino! (Da coluna do José Simão, na Folha de São Paulo)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.