Notas Rápidas
Reforço na aliança PSDB e PCdoB
O deputado federal Hélio Santos que tinha deixado o PSDB, partido pelo qual foi eleito e se filiado ao PSD, agora retorna ao ninho tucano, na tentativa de fortalecer a ala do partido que pretende apoiar Flávio Dino em 2014. O ex-prefeito de Açailândia, Ildemar traz de volta seu pupilo deputado, para dar inicio as articulações internas visando reforçar a aliança do PSDB com o PCdoB. Com isso, vai perdendo força o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira que defende apoio dos tucanos maranhenses ao grupo Sarney. Madeira está ficando isolado na legenda. Com informações do blog Rei dos Bastidores.
Acordo em Santa Inês
O candidato derrotado nas últimas eleições para prefeito de Santa Inês, Sirino Rodrigues, deve voltar ao cenário político em 2014 e não será na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, como muitos especulam. Fontes afirmam que o empresário é o mais novo pupilo da família Bringel. Isso mesmo! Sirino desligou-se do Partido Verde (PV) e, no apagar das luzes da “janela” do troca-troca de partidos, estaria filiando-se ao Partido Ecológico Nacional (PEN). O ex-prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel, deixou o Democratas e, também, estaria migrando para o recém-criado PEN. A oficialização das novas filiações deve ocorrer próximo dia 3, quinta-feira.
Dobradinha
Assim sendo, Sirino vai à caça de votos para a dobradinha formada pela deputada estadual Vianey Bringel (PMDB) – que pretende reeleger-se em 2014 -, e André Fufuca (PSD), que pretende brigar por uma vaga na Câmara Federal. Em contrapartida, Bringel lançaria Sirino candidato a prefeito de Santa Inês em 2016. A Informação é do blog do Daniel Aguiar.
Honorato deixa Fábio sem palavras
O líder do governo na Câmara Municipal, Honorato Fernandes (PT), desfez o factoide promovido pelo vereador Fábio Câmara (PMDB) sobre contratos com dispensa de licitação na gestão municipal de São Luís. Fábio não teve como responder quando Honorato lembrou que em uma certa secretaria estadual, foram R$ 19 milhões em contratos com dispensa de licitação. Educadamente, Honorato não quis dizer que a tal secretaria é a de Saúde, comandada pelo mentor político de Câmara, Ricardo Murad.
Constrangido
“O vereador fez uma denúncia de forma leviana. O governo do Estado dispensou licitação em mais de R$ 19 milhões em apenas uma pasta que não vou nem citar. Não levanto este tema aqui porque a dispensa de licitação é legal nos termos previstos pela Lei 8666 e foram seguidos pela prefeitura. Se não fosse legal, a prefeitura de Coroatá e várias outras não teriam feito contratos emergenciais por dispensa de licitação”, disparou Honorato. (Do blog do Clodoaldo Corrêa)
Medo
Por falar em Fábio Câmara, ele ainda não deu um pio sobre a falta de água em São Luís. Talvez receoso de Ricardo Murad não gostar.
“Lei da Ficha Limpa” no Avesso
Numa entrevista esclarecedora com o apresentador Américo Azevedo Neto, o juiz Marlon Reis, da comarca de João Lisboa (MA), um dos criadores da Lei da Ficha Limpa, traz para o programa Avesso desta terça-feira (TV Guará, canal 23), várias informações sobre uma das questões mais relevantes que envolvem a busca pela correção das campanhas políticas atualmente no Brasil.
Sistema morreu
Dentre os assuntos abordados pelo magistrado, ele levanta questões e afirmações que envolvem o modo de fazer política no Brasil. Entre as afirmações, ele diz que o sistema eleitoral morreu, a doação de campanha deve ser eliminada, as manifestações de junho não acabaram e que a sociedade brasileira não é omissa; entre as questões, ele indaga se o Congresso ainda é o espaço de veiculação da voz da população e responde por que a Lei da Ficha Limpa, que inicialmente era vista com descaso e até ironia, foi em frente e se tornou real.
“Débito grande” de bancos com a Prefeitura
No domingo (29), o secretário municipal de Comunicação, Márcio Jerry, fez o seguinte questionamento em sua página pessoal no Twitter: “Quando o @itau vai pagar o que deve de ISS ao povo de São Luís?”. Os bancos, donos de lucros bilionários, estão entre os maiores contribuintes de ISS do município. A sonegação, seja de parte deles, pode causar desequilíbrio nas contas públicas.
Pedro Lucas cobra responsabilidades
“A Prefeitura vem fazendo um grande esforço para aumentar a arrecadação. Recentemente esta Casa aprovou do Programa de Recuperação de Créditos Tributários da Fazenda Municipal (Refaz), de autoria do Executivo, permitindo a quitação parcelada de todos os débitos atrasados dos clientes-contribuintes municipais, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Como se sabe, os bancos são contumazes cobradores. É justo que também cumpram com suas responsabilidades. Portanto, é preocupante que haja esse ‘débito grande’, como informou a secretária”, disse o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.