Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

O MA continua o pior

A mídia que serve aos interesses da oligarquia Sarney usa de falácia para desviar o foco de que o Maranhão ocupa a penúltima posição no Índice de Desenvolvimento Humano. Seus veículos de comunicação apontam um crescimento que não passa de superficial. A oligarquia, para tal, alega que o estado, que tinha IDHM de 0,476 em 2000, aparece agora com 0,639. Ok! O que não diz e esconde é que o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 apontou que o Maranhão obteve nota 0,639 – numa escala que varia entre 0 e 1. Ficamos em penúltimo lugar na avaliação geral, ficando à frente apenas do estado de Alagoas, que obteve resultado 0,631.

Desmontando falácias (I)

A bem da verdade, com os investimentos do governo federal, os estados brasileiros tiveram avanços, no qual se inclui o Maranhão. Por outro lado, se o Maranhão governado pelo grupo Sarney há cinco décadas tivesse tido esse crescimento todo como alardeiam os sarneisistas no intuito de ludibriar a população, o Maranhão não continuaria hoje o pior estado da nação, à frente apenas de Alagoas. Pela lógica, se houvesse um crescimento significativo no IDH maranhense, o estado teria alçado posições em relações as outras unidades da federação. No entanto, isso não ocorreu e o MA continua estagnado.

Desmontando falácias (II)

maranhão pobreAlém disso, os três municípios com a pior renda per capita média do país estão no Estado do Maranhão, de acordo com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) 2013. Temos seis municípios (Fernando Falcão, Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Satubinha, Água Doce do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão) entre as 50 cidades brasileiras com pior IDHM. Das 100 cidades com pior IDH, 20 são do Maranhão. Das 100 cidades com melhor IDH, nenhuma é do Maranhão. A Mortalidade infantil no Brasil é 16 por mil. No Maranhão, o índice é de 28 por mil. Em renda, o Maranhão fica em ultimo lugar, com índice de 0,612.

Oposição não pode brincar

O ex-deputado Aderson Lago disse ontem, em entrevista ao programa do jornalista Chico Viana (TV Guará), que o presidente da Embratur, Flávio Dino é o nome consolidado da oposição para vencer o candidato do grupo Sarney. “A oposição não pode brincar e ficar inventando nome. O Flávio é o candidato mais forte que temos, está liderando todas as pesquisas e tem amplas condições de vencer”, afirmou.

Bons prefeitos na oposição

Um leitor postou comentário no blog – e faz todo sentido – fazendo observação importante: prefeitos da oposição, como Deoclides Macedo (Porto Franco), Hilton Gonçalo (Santa Rita), Humberto Coutinho (Caxias), Suely Pereira (Matões) entre outros tiveram administrações tão boas quanto falam em relação ao ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, hoje secretario do governo Roseana e pré-candidato ao governo do estado pelo grupo Sarney. “Com essa propaganda toda em cima do Luis Fernando como se ele fosse o bonzão, eles acabam diminuindo e menosprezando os outros prefeitos aliados do grupo”, disse o leitor.

Subir…

Roseana Sarney - Fora Roseana (2)

Para o IDH do Maranhão subir, a oligarquia tem que cair. (Da Revista Péssima)

Edinho não engoliu

Outra ausência sentida na reunião que definiu o nome de Luis Fernando como candidato que representa a continuidade da oligarquia Sarney no Estado, ocorrida no sábado, foi o presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, senador Edinho Lobão, do PMDB. Edinho não ‘engoliu’ a desistência do pai, o ministro Edison Lobão em favor de LF. Estaria inconformado.

Vice?

Já há quem defenda no clã o ministro Edison Lobão como vice de Luís Fernando. Aliados do senador licenciado analisam a insinuação – sem sentido – como uma forma ainda maior de desqualificar o auxiliar da presidenta Dilma.

A estrela e o bico

Pergunta que não quer calar: como seria um mesmo palanque formado de petistas e tucanos no Maranhão?

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens