Notas Rápidas
Fumaça preta ou vermelha?
Piada que circula entre os políticos é o uso da fumaça para o anúncio do governador do Maranhão eleito em 2014. Fumaça preta indicará que o candidato do grupo Sarney foi o vencedor; fumaça vermelha o escolhido para comandar os destinbos do estado será o candidato da oposição. ‘Habemus Dominus’! Ou Flávio Dino ou Luís Fernando.
Boatos tentam “gerar” crise
Após boatos de um possível enfraquecimento da base do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o vereador Prof. Lisboa (PC do B), como vice-líder do governo na Câmara, tem sido muito procurado por jornalistas para comentar o assunto. O vereador afirmou que o plano de metas de 180 dias, anunciado pelo prefeito está sendo cumprido e que apesar de entender a pressa da comunidade para ver resultados, é impossível resolver problemas herdados em menos de três meses.
‘Caema, respeite o cidadão, tape seu buraco’
A cratera na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Cohab, em São Luís-MA, continua causando transtorno aos motoristas que trafegam pela via. O buraco já interdita uma das faixas e tem provocado congestionamentos e acidentes no local. Revoltados com o descaso da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), moradores colocaram uma placa chamando a atenção do órgão do governo que não resolve o problema – já dura mais de um mês. Não há sinalização advertindo os motoristas sobre o perigo na avenida Jerônimo de Albuquerque. Caixas de papelão, pneus, sacos de lixo e pedaços de madeira já foram colocados na cratera em vão. O buraco segue cada vez maior e mais perigoso. (Do blog do professor Hilton Franco)
Todo mundo com os pés nas urnas
O presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), dá a largada amanhã, em Imperatriz, na sua candidatura ao governo do Maranhão. Com o apoio do PSD e do PDT, o seu mote é: “Evitar as bodas de ouro de Sarney no Palácio dos Leões”. (O Globo)
Vale essa?
O deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) apresentou na Câmara projeto que dá direito à contraprova aos motoristas submetidos ao bafômetro. Teriam novo exame em 20 minutos. (Da coluna Esplanada, no UOL)
Dúvida
Segundo a mídia alinhada ao Palácio dos Leões, o prefeito de Caxias, Leonardo Coutinho (PSB) teria revelado à governadora Roseana Sarney, durante sua passagem pela princesa dos Cocais, que sempre voltou no seu grupo político. A pergunta que não quer calar é a seguinte: na eleição para o governo do estado em 2010, Leo votou em Roseana ou Flávio Dino? Os Coutinhos (Humberto e Cleide) estiveram com o comunista, já Leo…
Média de Leo?
Se foi ou não no intuito de fazer média com a governadora Roseana Sarney, causa surpresa o fato de Leonardo Coutinho ter declarado que sempre votou na família Sarney. De família rica, aluno de uma das melhores escolas de São Luís (Reino Infantil) e que acumula em seu currículo a aprovação em 10 concursos públicos, entre os quais procurador do Estado do Piauí, Procurador da Fazenda Nacional, é inconcebível um jovem promissor ter uma visão tão retrógrada quando o assunto é a política. Se é verdade que sempre votou na oligarquia Sarney, Leo contribui para o Maranhão se tornar um dos estados mais miseráveis e atrasados do país. Deve ser por ter essa visão que faz uma administração pífia em Caxias. Lamentável meu jovem!
Dino e Madeira
O presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), fará na noite desta sexta-feira uma visita ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB). Os dois poderão visitar obras que estão realizadas com recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas por Dino quando do mandato de deputado federal. Será o primeiro contato entre os dois depois das eleições do ano passado, quando Madeira se reelegeu vencendo, entre outros, o deputado Carlinhos Amorim, apoiado por Dino. (Informe JP)
Collor irritado
Quem não gostou nada do pedido de impeachment feito por um ex-secretário de Jackson Lago (Aderson Lago) contra Roberto Gurgel por segurar o processo de cassação da governadora Roseana Sarney foi Fernando Collor. Avalia que, por envolver o nome de Roseana, José Sarney trabalhará para que o pedido não caminhe ou para que seja arquivado pelo Senado. Isso acabará por criar um efeito colateral. Se o pedido de impeachment feito pela turma de Lago não pode prosperar, pela lógica, o feito por Collor também não.
Por que Domingos Dutra deixará o PT e o PT comemora
O deputado Domingos Dutra (MA) está de saída do PT. Ele integra a comissão executiva nacional provisória da REDE, o embrião de partido que Marina Silva tenta fundar. A vida dupla de Dutra tem motivo. Ele não topa se coligar com a família Sarney no Maranhão e procura novo espaço político e eleitoral. Migrar para o novo partido, se conseguir ser registrado, foi a saída jurídica de Dutra para não perder o mandato petista. O PT, sempre muito cioso com a fidelidade partidária, finge que a dissidência não tem importância, que não merece ser tratada na comissão de ética da legenda. No fundo, a atual cúpula do PT torce para que Dutra deixe a legenda. (Felipe Patury, Época)
Palavra de honra
Desconfortável com a especulação sobre uma possível substituição no Ministério do Turismo, Michel Temer passou a mão no telefone para dar a palavra a Gastão Vieira de que ele não corre risco de dançar na reforma ministerial. (Da coluna do Lauro Jardim)
Freire ofereceu presidência do PPS a José Serra
O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), ofereceu seu lugar a José Serra, na condição de o tucano apoiar a candidatura do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) à presidência da República, contra o mineiro Aécio Neves. A informação foi confirmada por dirigentes dos dois partidos. Pelo acordo, Freire seria “repatriado” a Pernambuco com a garantida de reeleição para deputado federal.
Serra 2014
O acordo com o PSB garantiria também a candidatura de Serra ao governo de São Paulo pelo PPS, em 2014, contra Geraldo Alckmin.
Mão forte de um… …lava a outra
A mão forte Serra garantiu mandato de deputado federal em São Paulo ao pernambucano Roberto Freire, que dificilmente repetirá a proeza. A mão forte de Eduardo Campos garantiria outro mandato para Roberto Freire, novamente por Pernambuco, desde que Serra o apoie em 2014.
Wesley Safadão e Solange candidatos em 2014
Há quem pense que o PSC chacoalha a política apenas com posições conservadoras como as do deputado Marco Feliciano (SP), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara que condena o casamento gay e os africanos. O PSC também tem um lado “prafrentex” e pretende requebrar a política lançando Wesley Safadão, forrozeiro do Garota Safada, a deputado federal pelo Ceará. No mesmo Estado, tentará uma vaga na Assembleia Legislativa com Solange, do Aviões do Forró. (Época)
Dilma anuncia Manoel Dias no lugar de Brizola
A presidenta Dilma Rousseff comunicou nesta sexta-feira (15) ao ministro Brizola Neto (PDT-RJ) que ele terá que deixar a pasta do Trabalho. A medida faz parte da reforma ministerial, já anunciada pelo governo. O sucessor de Brizola será o presidente do PDT de Santa Catarina, Manoel Dias, cujo nome é defendido por boa parte da legenda, principalmente o presidente da sigla Carlos Lupi e o deputado Weverton Rocha.
Roseana pode desistir do senado, afirma Haickel
Foi no fim da manhã de terça-feira, após o término da sessão da Assembleia Legislativa. O pinga-fogo entre o deputado estadual Marcelo Tavares (PSB) e o secretário estadual de Esporte e Lazer, o ex-deputado estadual Joaquim Haickel. Marcelo Tavares lembrava de um episódio em 2002 quando o então vice-governador José Reinaldo Tavares assumiu o governo do Maranhão e as convenções partidárias se aproximaram. A governadora Roseana havia renunciado ao cargo para disputar o senado federal.
Revelação
Um grupo de políticos foi até a casa de José Reinaldo para decidir quem seria o candidato do grupo na eleição de outubro. Foi quando ouviram de José Reinado: “Se eu for o candidato contem comigo, caso escolham outro eu vou lavar as mãos e ficar neutro, vou somente votar”! Espantados, conta Marcelo Tavares que declina dos nomes que participaram desta reunião, todos foram unânimes em “aprovar José Reinaldo para a sucessão”. Da mesma forma, explica o vice-líder do bloco PSB-PPS-PCdoB, acontecerá com quem assumir a cadeira de governador no próximo ano. “Quando estiver com a caneta, será ele que conduzirá o processo e Luís Fernando está fora deste jogo, jamais poderá ser candidato à reeleição no cargo pois a Assembléia confirmará quem estiver sentado nos Leões, ou Washington ou Arnaldo Melo”.
Roseana no cargo
Depois foi a vez de Joaquim Haickel argumentar que “Marcelo quer escolher o candidato do governo do Estado e a tática a ser usada a partir de junho do ano que vem”. “A governadora Roseana pode permanecer no governo. Ela pode cumprir até o último dia de mandato se a necessidade se “impor”, disse e emendou: “a estratégia a ser montada será aquela que signifique a continuidade do grupo no comando do governo do Estado”, finalizou Haickel. (Por Frederico Luiz, Editor da Aldeia)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.