Notas Rápidas
Que parceria é essa?
Dos 27 estados brasileiros, 13 não aplicam em Saúde o mínimo previsto em lei. Maranhão, por exemplo, aplica apenas 9,86%. Nesta segunda (21), o secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad, fala à imprensa sobre parceria com a Prefeitura de São Luís. A pergunta que deve se fazer é: “como o Estado pode falar em parceria com Município se o Governo não aplica na Saúde o mínimo previsto em lei?” (Por Isaías Rocha)
Outra pergunta
No próximo dia 23 de janeiro de 2013, o Pleno do TRT irá julgar a ação civil pública (numeração CNJ: 0115100-08.2008.5.16.0016) impetrada pelo Ministério Público do Trabalho do Maranhão, denunciando a terceirização de mão de obra pela Secretária Estadual de Saúde (SES). Nela o PRT pede a realização imediata de Concurso Público para provimento de vagas na SES. A governadora Roseana Sarney anunciou durante a sua campanha pela reeleição o programa Viva Servidor com a abertura de vagas através de concurso público. Sendo assim, quando a SES vai lançar o edital do concurso público para a lotação de servidores nos 72 hospitais do programa Viva Saúde? (De um leitor do blog)
Repercussão ruim
Não repercutiu nada bem perante a sociedade, principalmente nas redes sociais, a proposta da governadora Roseana Sarney de que o município entregue os R$ 77 milhões anuais do SUS para que o governo do Estado assuma o controle do Socorrão. O tiro parece ter saído pela culatra. Devido a isso, o governo deve voltar atrás e propor outra forma de parceria. Menos mal! A população agradece.
Pé na estrada
Flávio Dino, ex-juiz federal que exerceu um brilhante mandato de deputado federal e agora preside a Embratur, deve sim, continuar suas conversas pelas redes sociais e simultaneamente tomar a estrada do interior, principalmente nos municípios onde não existe acesso a Internet. Ninguém duvida que seu nome esteja forte, mas isso não é o suficiente. Basta lembrar que, em 2006, Roseana Sarney despontava com 70% das intenções de votos e perdeu para Jacson Lago. A performance do próprio Flávio Dino em 2010 o apontava como futuro governador. Deu no que deu. Lutar contra uma máquina administrativa governamental é muito difícil, embora nada seja impossível. (Djalma R.)
O futuro do MA jogado às traças
Em meio a tantas discussões econômicas e à enxurrada de mortes que assola o país, passou quase em branco uma das imagens mais chocantes da semana passada: ônibus escolares novos em folha, 300 mil livros didáticos, uniformes, tênis, material e pilhas impressionantes de cadeiras apodrecendo num depósito ou debaixo de sol e chuva há pelo menos dois anos. Tudo isso foi mostrado pelo repórter Alex Barbosa no “Jornal Hoje”, da Rede Globo, justamente em São Luís, no Maranhão, Estado com o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), lanterninha em português e matemática e candidato ao “Guinness” no último Enem: 5 das 10 piores escolas do país são maranhenses.
Crime hediondo
Logo, tudo o que está jogado ali já seria importante em qualquer cidade, de qualquer Estado, mas teria de ser tratado como tesouro no Maranhão. Os responsáveis pelo descalabro deveriam responder por crime de lesa-pátria –senão hediondo. E esse é só um caso entre centenas, até milhares, que ocorrem por toda a parte, mas não vão parar na TV e ninguém fica sabendo. Continue lendo AQUI do artigo da jornalista Eliane Cantanhêde, publicada na edição da Folha de São Paulo deste domingo.
Lula ‘ganha’ ‘algemas de ouro’
Grupo que tem promovido desde meados de 2011 manifestações contra a corrupção, o Movimento 31 de Julho contra a Corrupção e a Impunidade, do Rio de Janeiro, anunciou neste domingo (20) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o político mais votado, via Facebook, em enquete sobre políticos que, na visão dessas pessoas, praticaram atos de corrupção. Lula “ganhou” as “algemas de ouro” com 9.557 votos, segundo o grupo. O ex-senador Demóstenes Torres (sem partido), cassado pelo Senado em meio ao escândalo envolvendo Carlos Cachoeira, recebeu as “algemas de prata”, enquanto o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), ficou com a terceira colocação.
Sarney ‘passou o posto’
A primeira edição do Troféu Algemas de Ouro, realizada em 2011, foi vencida pelo senador José Sarney (PMDB), que obteve 60% dos votos. Uma pessoa que usava a máscara do senador José Sarney (PMDB) fez a entrega –ele foi o vencedor do ano passado. A manifestação foi realizada no Leblon, zona sul do Rio. (Da Folha de São Paulo)
Acorda, Roseana: 60 assassinatos em SL
A governadora Roseana Sarney precisa ter uma maior atenção com a segurança pública, os primeiros 20 dias de Janeiro quase 60 pessoas já foram assassinadas. A segurança pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado, envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito. (Do facebook do radialista Rodrigo Costa)
Apoio
Falando nisso, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem tido o apoio integral da população nas medidas iniciais do seu governo. Já a governadora Roseana sofre com o desgaste do seu governo. Tanto é que não pode ter seu nome citado que logo é reprendida com vaias!!!
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.