Notas Rápidas
Preparados
Em almoço promovido ontem (26) com a imprensa, o secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, disse que os quatro nomes que surgem como prováveis candidatos ao governo do Estado são preparados para suceder a governadora Roseana Sarney na condução dos destinos do Maranhão. “O Luís Fernando, Lobão, Flávio Dino, Gastão são quadros qualificados e em 2014 teremos um debate de alto nível, quem quer que sejam os candidatos”, afirmou o titular da Sinfra.
‘Conde’ na Ilha
O “Conde de Arari”, também conhecido “Marquês de Maricá”, Márcio Jardim passa uns dias em São Luís. O petista veio rever amigos e familiares, antes de voltar para o Rio de Janeiro, onde é assessor da Prefeitura de Maricá. Sobre a possibilidade ventilada de ocupar um cargo no governo do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior, Jardim mostrou-se surpreso. Disse que ficou sabendo pela imprensa. “No Rio, sou em Maricá… Agora é recesso natalino, estou desconcentrado do front…”, declarou Márcio. Hum, certo.
‘Fuxicos’
“A oligarquia Sarney e seus seguidores têm horror a qualquer debate sério. Uma pena. Gostam mesmo é de fuxicos e futricas. Fazer o que?”. Do presidente da Embratur, Flávio Dino, em sua página no twitter.
‘Confinamento’
No intuito de resguardar os vereadores que lhe apoiam, o candidato a continuar na presidência da Câmara, Isaías Pereirinha deve apostar num confinamento em um hotel de São Luís, de frente para o mar.
Sem trela
O jornal O Estado do Maranhão informa que o prefeito eleito, Edivaldo Holanda Júnior ligou ontem para a governadora Roseana Sarney. Verdade, mas foi apenas, como o próprio pasquim informa, para pedir que ela liberasse três servidores do Estado para integrar a sua equipe – um procurador, um delegado de polícia e um técnico fazendário. Nada além disso, como tenta insinuar o EMA.
Simplício assume
O suplente de deputado federal Simplício Araújo (PPS) assume hoje em definitivo o mandato de parlamentar no Congresso Nacional. O progressista-socialista vai ocupar a vaga do prefeito eleito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), que entregou ontem o seu pedido de renúncia ao cargo, para que pudesse tomar posse no dia 1 de janeiro na cidade maranhense. (O Imparcial)
Gastão balança
Com a esperada nomeação do deputado Gabriel Chalita (SP) para Ciência e Tecnologia, peemedebistas afirmam que o partido deverá perder o Ministério do Turismo para o PR.
Non grata
Dilma estaria disposta a contemplar o partido com a vaga de Gastão Vieira desde que o partido vete Anthony Garotinho (RJ) na liderança na Câmara.
De olho
O PR não considera o ministro dos Transportes, Paulo Passos, representante do partido na Esplanada. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), está em campanha para assumir a pasta.
Dilma dá bronca em Lobão
Na conversa que teve ontem com Edison Lobão (Minas e Energia), Dilma cobrou uma postura mais atuante da pasta e das agências em relação aos recentes apagões de energia. A petista está irritada com a série de blecautes desde setembro. (Da coluna Painel, da Folha de São Paulo)
707 homicídios na Ilha
Durante o feriado prolongado do Natal, o Instituto Médico Legal (IML) registrou 26 assassinatos, na Grande São Luís. Somente no dia 25, foram 15 ocorrências desse tipo. Com estes casos, faltando ainda quatro dias para chegar ao fim, dezembro já alcança a soma de 74 homicídios, estando entre os meses mais violentos deste ano. Com os assassinatos registrados até o feriado prolongado, 2012 chega ao patamar de 707 homicídios, ultrapassando em 104 casos o balanço de 2011, quando foram somadas 603 mortes.
15 assassinatos no Natal
Nos últimos anos, este foi o Natal mais violento já registrado. Em 2010, foram sete homicídios; em 2011, houve o registro de 10 assassinatos. Das 26 mortes somados durante o feriado prolongado, 23 ocorreram com o uso de arma de fogo e três com arma branca. Entre as áreas com maior quantidade de homicídios está a Itaqui Baganga, com registro de quatro ocorrências, sendo duas na Vila Embratel, uma na Vila São Luís e uma na Mauro Fecury 2. (Por Gabriela Saraiva, no JP)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.