Notas Rápidas
‘Forças ocultas’ contra a duplicação da BR-135
Técnicos maranhenses escalados para acompanhar a execução de obras federais no Estado mantiveram contato, ontem, com o Jornal Pequeno, para informar que estão alarmados com o risco iminente de que as obras de duplicação da BR-135, a chamada ‘Estrada da Morte’, sejam adiadas por mais dois anos.
Segundo os técnicos, o problema é o seguinte: foi concluída a licitação para a execução da obra, com a abertura do envelope de qualificação. Houve apenas um vencedor – o consórcio formado pelas empresas Serveng e Terpa. Este resultado, inclusive, já foi publicado e não houve recurso. Agora, falta a abertura do envelope de preço.
Mas surgiu um novo embaraço: o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes não estaria querendo abrir este envelope. Ou, melhor, a direção do DNIT em Brasília não teria autorizado a abertura do envelope de preços da licitação da obra da BR-135.
Há informações de que a direção do órgão agora avalia que a duplicação da BR seria melhor sendo feita do lado da adutora do Italuís, o que contraria frontalmente o projeto original aprovado pelo próprio DNIT.
Técnicos maranhenses que denunciaram que a licitação anterior teria sido barrada pela Vale agora estão desconfiados de que, novamente, é a Vale que está manobrando nos altos escalões para a obra não sair.
Então, é hora de dar a mão à palmatória. Os deputados Eduardo Braide e Marcelo Tavares têm sido uma voz incansável, na Assembleia Legislativa, alertando que, se a classe política do Maranhão não se unir o projeto de duplicação da BR-135 poderá ser adiado por mais dois anos. E tudo indica que a intenção do DNIT é o de autorizar a elaboração de um novo projeto.
Agora, uma pergunta que não quer calar: será que a presidente Dilma virá ao Maranhão, no dia 1º de setembro, como já está sendo anunciado, sem que a duplicação da BR-135 sequer tenha sido iniciada? Afinal de contas, foi a própria presidente quem prometeu, em Brasília, em audiência à governadora Roseana Sarney, que a obra desta rodovia seria iniciada neste mês de julho. (Informe JP)
Candidatura de Roberto no PSB
Diante da crise instalada no PSB, aventou-se ontem, na executiva nacional do partido, lançar o ex-deputado Roberto Rocha como candidato a prefeito de São Luís. A idéia contaria com o apoio de dirigentes do PPS, entre os quais a deputada Eliziane Gama. Rocha rechaçou a possibilidade.
Convenção de Edmilson
A convenção que oficializou a candidatura de Edmilson Carneiro à prefeitura de Vargem Grande acabou se transformando numa verdadeira festa popular. Com inicio às 9 e enceramento às 18 horas, do último dia 30, o PT e outros dez partidos homologaram, no Clube Califórnia, as candidaturas de Edmilson Carneiro a prefeito e da vereadora Eranildes Coelho para vice.
Padilha desmente governo Roseana
A imprensa miranteana inventou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estaria ao lado do secretário Ricardo Murad inaugurando os Hospitais Gerais de Peritoró e Alto Alegre do Maranhão, que ocorreriam, respectivamente, ontem (3) e hoje (4). No twitter, Padilha negou peremptoriamente com um ‘Não’ que estaria no Maranhão. Só invenção mesmo. Tanto é que as duas inaugurações foram adiadas.
Novela do PT tem capítulo final hoje
A novela que envolve a disputa pelo Partido dos Trabalhadores de Timon entre os grupos de Edivar Ribeiro e do deputado Alexandre Almeida tem data para chegar ao fim. Seu último capítulo está previsto para ocorrer hoje quarta-feira,04, quando às 16 horas a executiva estadual do partido em São Luis se reunirá para deliberar sobre a questão. Bom mesmo, pois a situação já virou até chacota de torcedor de futebol. Na manhã de hoje um membro da oposição se aproveitava do caso ao conversar com um amigo dizendo: – Rapaz, o PT de Timon superou até mesmo o Vasco da Gama, conseguindo ser vice duas vezes numa mesma eleição – (Blog do Elias Lacerda)
Macaxeira e circo
Um verdadeiro circo. Assim já estão definindo a candidatura do vice-governador Washington Luiz, do PT, a prefeito de São Luís. É crise para todo o lado. Bom, melhor aguardar. Na imagem, extraída do blog do Bóis, há uma bandeira do PT no picadeiro – Beira-Rio (Paço do Lumiar – MA).
Militares insatisfeitos com Roseana
Policiais e bombeiros militares do Maranhão procuram o deputado Bira do Pindaré (PT) e demonstraram insatisfação com vários itens do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do funcionalismo público estadual, que foi aprovado recentemente pelo plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar considerou injusta e revanchista a maneira com que o governo do Estado vem tratando os servidores militares. “O governo na verdade assume uma postura revanchista com os servidores militares, porque fizeram greve, porque fizeram uma luta em prol dos seus direitos e no plano de cargos e salários querem discriminar os servidores militares”, criticou.
Descontentes
Bira acredita que a maneira que o governo trata os militares coloca em risco e expõe toda sociedade. Ele destacou que todas as patentes militares estão descontentes com a situação, do soldado ao coronel, ainda criticou o governo por agir com ressentimentos e em represália ao movimento grevista dos militares. Como o blog informou ontem, uma nova paralisação da Polícia Militar do Maranhão pode acontecer. O governo do Estado e a corporação não estão se entendo quanto ao cumprimento do acordo firmado para por fim ao movimento paredista do ano passado, depois de 10 dias de greve e de ocupação da Assembleia Legislativa do Maranhão.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.