Notas Rápidas
Julgamento de Wellington e Fernando Braide adiado
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou na sexta-feira (5) o julgamento do recurso apresentado pelo PSC, que tenta reverter a condenação por fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. O relator do processo, ministro André Mendonça, votou pela manutenção da decisão que puniu o partido no Maranhão. No entanto, a análise não avançou: a ministra Estela Aranha pediu vista e suspendeu a sessão. O caso chegou ao TSE após o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão decidir, por cinco votos a dois, que o PSC lançou candidaturas femininas fictícias para cumprir a cota mínima exigida por lei. Além do partido, os deputados Fernando Braide (Solidariedade) e Wellington do Curso (sem partido) também recorreram, já que seus mandatos podem ser impactados pela decisão.
No próximo ano
No âmbito nacional, o processo já havia tido idas e vindas. Em agosto, chegou a entrar na pauta virtual do TSE, mas um pedido de destaque apresentado por Braide e Wellington tirou o caso da lista. O julgamento só voltou nesta semana, depois de insistências e tentativas frustradas dos parlamentares de adiar novamente a análise. Com o pedido de vista de Estela Aranha, o processo fica parado até que a ministra apresente seu voto. Só então o julgamento será retomado, definindo o futuro do PSC e o impacto da decisão sobre a bancada maranhense na Assembleia Legislativa.
Juiz cita títulos do Flamengo em sentença

Um juiz da 1ª Vara Cível de Toledo (PR), Marcelo Cardoso, chamou atenção ao encerrar uma sentença celebrando a boa fase do Flamengo. Empolgado, o magistrado registrou no final da decisão que o clube “ostenta os títulos de Campeão Carioca, Campeão da Copa do Brasil, Campeão da Supercopa do Brasil, Campeão da Copa Libertadores da América e Campeão do Campeonato Brasileiro – Série A”. A menção chamou ainda mais atenção porque o processo nada tinha a ver com futebol. Tratava-se de uma ação de cobrança movida por um trabalhador da construção civil, que afirma ter concluído um serviço contratado verbalmente, mas não ter recebido o pagamento.
Magistrado já protagonizou outras polêmicas
Não foi a primeira vez que o juiz Marcelo Cardoso viralizou pelo tom de suas decisões. Na mesma sentença em que cita os títulos do Flamengo, ele abre o texto com referências religiosas, incluindo o trecho: “Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal (…) a autoridade é ministro de Deus para teu bem”. Em outro processo, o magistrado chegou a repreender uma das partes, afirmando que ela “deve manter postura reta, leal, séria e urbana, abandonando a argumentação histérica, debochada e prolixa”.
Roseana fala sobre “susto”
Roseana Sarney afirmou que está hospitalizada desde segunda (1). O anúncio ocorreu pelo perfil da deputada nas redes sociais. Em agosto, Roseana, filha do ex-presidente José Sarney, foi diagnosticada com um câncer de mama triplo negativo. “Estou hospitalizada desde segunda-feira. Eu estava com baixa imunidade, mas agora, graças a Deus, estou bem, medicada. E, se Deus quiser, segunda-feira eu vou pra casa novamente”, afirma. Roseana, 72 anos, finalizou recentemente as 12 sessões de quimioterapia. Agora, ela aguarda passar por uma cirurgia recomendada para o tipo de câncer enfrentado.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.