Notas Rápidas
TCU manda ex-prefeito do MA devolver recursos
O Tribunal de Contas da União (TCU) responsabilizou o ex-prefeito de Afonso Cunha, Arquimedes Américo Bacelar, por não prestar contas de recursos federais recebidos para ações emergenciais. A decisão determina que ele devolva todo o dinheiro — devidamente atualizado — e pague multa. Segundo o TCU, o ex-gestor não apresentou qualquer documento que comprovasse o uso das verbas e ignorou todas as notificações.
Bloqueio
A Corte também ordenou o bloqueio do saldo remanescente do convênio e encaminhou o caso ao Ministério da Integração, AGU e CGU para as medidas cabíveis, incluindo a possível cobrança judicial e inclusão do nome do ex-prefeito no Cadastro de Contas Julgadas Irregulares. O TCU observou que o ex-prefeito não apresentou notas fiscais, contratos ou relatórios que comprovassem o emprego regular das verbas, ignorando todas as tentativas de notificação.
Marreca tirará licença
O deputado federal Marreca Filho confirmou que o ex-vereador de São Luís, Ribeiro Neto, assumirá sua cadeira na Câmara dos Deputados a partir de dezembro, por um período de 120 dias. Ribeiro assume diante da saída de Wolmer Araújo — que deixou o partido após assumir cargo no governo estadual — e da indisponibilidade do coronel Medeiros, atual vice-prefeito de Balsas.
Apoio a Orleans

Ex-deputados e ex-vereadores que se movimentam para as eleições de 2026 decidiram, em reunião recente, declarar apoio ao pré-candidato Orleans Brandão ao Governo do Estado. O grupo também planeja realizar um ato público para oficializar a adesão ao projeto do MDB. Entre os que se reuniram estavam Fábio Câmara; Pavão Filho; o suplente de deputado federal Ribeiro Neto; além dos ex-vereadores Severino Salles, Karla Sarney, Umbelino Júnior, Anderson Martins, Dr. Gutemberg e Pintinho Itamaraty.
‘Não tem quem faça eu desistir’
Felipe Camarão endureceu o discurso novamente durante agenda em Itapecuru-Mirim. O vice-governador reiterou que está decidido a disputar a sucessão de Carlos Brandão e que não abrirá mão da sua candidatura. “Vim apresentar um projeto político. Não aceitarei que o Maranhão retroceda em 2025 ou 2026. Vou seguir na luta, e ninguém vai me fazer desistir”, declarou o petista.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.