Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Brandão continua exonerando comunistas

O governador Carlos Brandão (PSB) promoveu mais uma leva de exonerações de aliados do ex-governador Flávio Dino. Gerson Pinheiro (PCdoB), que estava à frente da Secretaria de Estado da Igualdade Racial desde 2015 e ocupou o cargo durante uma década, não faz mais parte do governo. Substituindo Gerson, foi nomeada Célia Salazar. O PCdoB também perdeu espaço na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nádya Christina Guimarães Dutra, próxima do vice-governador Felipe Camarão, deixou o cargo de secretária-adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem e, em seu lugar, foi nomeado Francisco de Assis Costa Filho, que foi secretário nacional da Juventude no governo Temer e é ligado ao MDB e o grupo Sarney, especialmente o prefeito de Bacabal Roberto Costa.

Raspa na Seduc

Ainda na Seduc, Brandão exonerou Odair José Neves Santos do cargo de assessor especial. Membro do PCdoB, Odair foi secretário-adjunto de Planejamento, Gestão e Previdência, presidente da Comissão Central de Licitação (CCL) e diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA) nos governos Flávio Dino. Outras exonerações acontecerão nos próximos dias. A secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), comandada pelo PCdoB através de indicação do deputado Márcio Jerry, pode ser um dos próximos alvos.

Aliança com Braide

Uma reunião realizada nesta semana na sede do PCdoB do Maranhão teria discutido um suposto apoio à candidatura do prefeito Eduardo Braide ao governo do Maranhão. Um comunista presente na reunião, no entanto, negou ao blog do John Cutrim que o assunto tenha sido tratado. “Em nenhum momento se falou de aliança com Braide”, afirmou. O presidente estadual do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry, disse que foram “plantações de fake news sobre divisão no PCdoB Maranhão acerca da conjuntura pré-eleitoral. Partido unido, coeso e de luta não se deixa contaminar por esses fuxicos encomendados”.

Dino faz piada com Mickey e Nova Iorque do Maranhão

Em tom bem-humorado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, ironizou as sanções impostas aos ministros da Corte pelo governo dos Estados Unidos, em palestra realizada na Faculdade de Direito de Vitória, no Espírito Santo. Dino ironizou a repercussão de sua decisão que limitou os efeitos da chamada Lei Magnitsky no Brasil. Em tom de deboche, disse que seus filhos estariam “proibidos, por determinação de lei americana, de assistir ao Pateta e ao Pluto”, arrancando risos do público.

Dino em Nova Iorque (do Maranhão)

Ao defender a soberania do país e a necessidade de controle das redes sociais, Flávio Dino compartilhou um episódio que fez a plateia de estudantes de Direito e profissionais da área se divertirem. Segundo Dino, após decisão do STF sobre o tema, ele foi questionado sobre temer ou não a possibilidade de confisco de bens nos EUA. Com bom humor, ele respondeu que possui bens apenas em Nova Iorque do Maranhão, seu estado. “Tem uma cidade no Maranhão que se chama Nova Iorque. Já imaginei o pessoal entrando lá no meu sítio para pegar minhas galinhas”.

Vereadora anuncia extravio de celular

A presidente da Câmara Municipal de Afonso Cunha, vereadora Júlia Maria Rodrigues Silva, que acusa o vice-prefeito Floriano Pereira da Costa de tentativa de estupro, injúria e lesão corporal, informou ter perdido o celular, ficando impossibilitada de utilizar o WhatsApp ou atender chamadas telefônicas. Em comunicado publicado nas redes sociais, a parlamentar pediu aos amigos e seguidores que desconsiderem qualquer mensagem suspeita que venha a circular em seu nome.

Pedidos de diligências

Enquanto isso, a defesa do vice-prefeito apresentou à Delegacia de Polícia Civil de Coelho Neto — responsável pelo Inquérito Policial nº 19996/2025 — pedidos de diligências consideradas essenciais para a apuração do caso. Entre elas, está a apreensão e a perícia em dispositivos eletrônicos, incluindo os aparelhos telefônicos da vereadora, com o objetivo de confirmar a versão de que o acusado teria entrado em contato com a vítima, conforme relatado por uma testemunha.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens