Notas Informe JP
Flávio Dino
O candidato oposicionista Flávio Dino (PCdoB) deverá ser eleito, hoje, em primeiro turno, governador do Maranhão. Se as pesquisas de todos os institutos se confirmarem, ele deverá ter uma maioria superior a 30 pontos percentuais sobre o segundo colocado Lobão Filho.
Será um resultado histórico que colocará um ponto final no longo período de hegemonia política exercido pelo grupo Sarney. E coroará um processo inteligente e muito competente da oposição que se uniu para enfrentar o forte aparato de poder emanado do Palácio dos Leões.
Lobão Filho, como várias vezes aqui alertado, poderia sair do processo credenciado como um novo líder político no estado. Mas sairá chamuscado na opinião pública em função dos episódios de baixaria política em que forçosamente se envolveu.
Confirmados os prognósticos dos institutos, Flávio Dino conquistará o governo com a legitimidade de uma votação consagradora. É um capital político importante para liderar o processo de mudanças que o Maranhão tanto quer ver implementado.
O êxito oposicionista indicado pelas pesquisas é um feito notável construído por nove partidos políticos, militância petista e dos movimentos sociais. É a expressão, sobretudo, de um casamento entre o sentimento da sociedade e o arranjo partidário tão bem construído e conduzido.
Às urnas! O Maranhão quer mudança e fará deste 05 de outubro de 2014 o dia da mudança.
Senado
As pesquisas mostram ainda um cenário indefinido na disputa pelo Senado, mas a aposta maior é na vitória de Roberto Rocha (PSB) sobre Gastão Vieira (PMDB).
Pelo último levantamento realizado, do Instituto DataM, Rocha lidera com 10 pontos à frente de Vieira.
Mesmo com divergências nos números dos institutos, é forte a convicção de vitória de Roberto Rocha, que pode se beneficiar da onda, da larga vantagem de Flávio Dino.
Lula derrotado
A vitória de Flávio Dino hoje será uma derrota pessoal do ex-presidente Lula no Maranhão.
Desde 2010, Lula é o principal adversário de Dino no PT, partido em que o comunista sempre tem tido forte apoio da militância.
Lula foi apresentado como trunfo de Lobão Filho, mas pelo jeito não conseguiu ajudar o correligionário.
Campanha do coração
Em conversa com jornalistas na manhã de ontem, Raimundo Cutrim reclamou da ‘perseguição covarde’ que fizeram contra ele ao pressionar todos os prefeitos e ex-prefeitos que apoiavam sua candidatura a abandonar a campanha.
“Eles conseguiram tomar todos os prefeitos e ex-prefeitos e eu fiquei com minha história de vida abalada. Estamos fazendo uma eleição humilde, de coração, as pessoas que estão comigo assumiram a campanha de coração”, disse, apontando para a multidão carregando sua bandeira pelas ruas da Madre de Deus.
A conferir
A candidata a deputada estadual Ana do Gás, esposa do prefeito de Santo Antônio dos Lopes, mostrou fidelidade ao candidato Lobão Filho durante comício, na reta final da campanha, no município de Lima Campos.
Sem meias palavras, Ana avisou: “Só valerá a pena a Ana do Gás, a Andréa Murad, pastor Bel, Clebinho Branco, Raimundo Louro estar na Assembleia Legislativa, representando vocês, se o nosso governador estiver também”, afirmou, erguendo a mão de Lobão Filho.
Briga de pequenos
Nos bastidores da eleição para o Senado Federal cresce as apostas entre Marcos Silva e Haroldo Saboia para saber quem terminará a eleição na frente do outro. Os dois candidatos da chamada esquerda radical, embora sem chance de vencer o pleito, segundo os institutos de pesquisa, trocaram farpas durante a campanha e deixaram claro que a disputa entre eles é pra valer.
Esforço final
No último dia de campanha, o candidato a deputado estadual Wellington do Curso (PPS) intensificou sua jornada rumo às urnas realizando caminhadas e corpo a corpo nos bairros Jardim América e Cidade Olímpica durante toda a manhã deste sábado (4), onde foi recebido com carinho e atenção.
MIUDINHAS
• Dirigentes petistas do Maranhão lançaram ontem um abaixo assinado convocando a militância do partido a garantir a vitória de Flávio Dino logo no primeiro turno.
• Para os 143 dirigentes e ex-dirigentes do PT no Estado, signatários do manifesto de apoio a Dino, os cidadãos maranhenses sonham com uma terra “livre do domínio dos interesses oligárquicos e dos resquícios do coronelismo”.
• Os dois principais candidatos ao governo do estado, Flávio Dino e Lobão Filho vão votar na parte da manhã, mas em locais distintos.
• Lobão Filho votará às 9h, no Colégio Santa Teresa, e Flávio, às 10h, na Escola Clarindo Santiago (próximo à Igreja do Olho D’Água).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.