Notas
Do site Maranhão da Gente
Rejeição eleitoral
A primeira pesquisa de intenções de voto para o governo do Estado, divulgada após a escolha do nome de Edinho Lobão como nome do grupo Sarney para a disputa pelo Palácio dos Leões mostra que o pré-candidato do PC do B, Flávio Dino já alcança mais de 60% das intenções de votos do eleitorado maranhense. Os números jogaram um balde de água fria na onda de entusiamos criada por blogueiros e pela mídia alinhada ao grupo Sarney em torno do nome do suplente de senador. A pesquisa realizada entre os dias 19 e 22 deste mês está registrada no TRE-MA sob o protocolo 6/2014.
Rejeição eleitoral II
Apesar da tentativa do grupo Sarney de construir a imagem de Edinho Lobão como o grande “ fenômeno” do cenário político maranhense nos últimos dias, o filho do ex-governador Edison Lobão registra um desempenho nas pesquisas pior do que o seu antecessor, o ex-secretário de Infraestrutura Luis Fernando Filho. Os números da pesquisa Data M mostram que o eleitor maranhense não embarcou nesta onda. Mudou-se o nome, mas a rejeição continua a mesma.
Crise ampliada
A baixa adesão do eleitorado a Edinho Lobão revelada na pesquisa data M desmonta o factóide plantado na mídia pelo grupo Sarney de que ele estaria com 42% das intenções de voto. O suplente de senador, que nunca disputou uma eleição nem mesmo para vereador apresenta um pífio desempenho, o que pode reforçar ainda mais as resistências dentro do grupo Sarney ao nome de Edinho Lobão.
Contradição
Apesar de fazer um discurso pregando a campanha sem baixarias no ato onde foi recepcionado por lideranças políticas na Assembleia Legislativa, Edinho Lobão desembarcou cercado por militantes da juventude do PMDB, famosos pela postura agressiva em períodos eleitorais. Ontem, durante a coletiva de Edinho Lobão, eles já cantavam músicas com palavrões dirigidos ao pré-candidato do PC do B, Flávio Dino.
Batalhão da Baixaria
A juventude do PMDB é conhecida por atuar sempre com baixo nível nas campanhas eleitorais e o festival de palavrões dirigidos ontem contra Flávio Dino e aliados do pré-candidato do PCdoB foi apenas um breve ensaio do que deve acontecer na campanha. Se realmente pretende adotar um discurso baseado em propostas, a assessoria de Edinho Lobão terá trabalho em conter os ânimos exaltados dos militantes peemedebistas.
De olho em Brasília
O deputado Gastão Vieira disse ontem em conversas com jornalistas durante o ato de recepção a Edinho Lobão que não abre mão da candidatura ao senado. Para o deputado, o cavalo selado não passará por ele duas vezes e com a desistência de Roseana Sarney de concorrer ao posto, Gastão Vieira reafirma o discurso de que quer a indicação do grupo Sarney para concorrer à Câmara alta.
Não deram as caras
O ato político que marcou o lançamento da pré-candidatura de Edinho Lobão (PMDB) na tarde de ontem (23/abr) não foi prestigiado nem pelo presidente do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro nem pelo deputado estadual Zé Carlos, que lideram alas petistas próximas do projeto peemedebista. As duas alas petistas que disputaram o PED (Processo de Eleição Direta) do PT no Maranhão não compareceram ao ato político que marcou a pré-candidatura de Edinho Lobão (PMBD). Durante a disputa interna do PT, Raimundo Monteiro, reeleito presidente da sigla, defendia a manutenção da aliança PT-PMDB, enquanto Henrique Sousa, pupilo de Zé Carlos, defendia a tese da rediscussão da aliança.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.