Nem amigos de Dino querem Dino no STF; saiba o motivo
Amigos e aliados do ministro da Justiça, Flávio Dino, têm se manifestado nos bastidores contra a indicação do ex-governador do Maranhão para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal – ao menos neste momento. O argumento é simples: eles partem da premissa de que Dino é mais útil a Lula no Ministério da Justiça que no Supremo.
Políticos amigos de Dino ouvidos por O Antagonista afirmam, em caráter reservado, que o ministro da Justiça tem feito um trabalho consistente no enfrentamento ao bolsonarismo, e que tirá-lo dessa função, neste momento, poderia atrapalhar o enfrentamento ao ex-presidente da República.
“Imagine você tirar um Cristiano Ronaldo do ataque para colocá-lo na defesa. Isso é impensável”, compara um amigo de longa data de Dino.
Outra questão apontada por eles é que a ida de Dino para o STF fragilizaria a cantilena petista contra o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União-PR). Nos últimos anos, o PT acusou Moro de usar suas funções jurisdicionais como trampolim a uma vaga no STF. Caso Dino aceite ir ao STF, o ex-governador tomaria caminho semelhante.
Um terceiro motivo diz respeito ao próprio futuro político de Dino. Para os amigos do ex-governador maranhense, o ministro da Justiça é visto como sucessor natural de Lula em 2030, desbancando nomes do PT como o atual ministro da Economia, Fernando Haddad.
E uma quarta razão é compartilhada tanto pelos dinistas quanto pela ala ideológica do PT: a indicação do ex-juiz ao STF obrigaria Lula a fazer todo um rearranjo na Esplanada dos Ministérios e abriria uma disputa para desmembrar o Ministério da Justiça e o da Segurança Pública. (O Antagonista)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.