Fechar
Buscar no Site

Nada de novo na pesquisa Escutec: Castelo e Tadeu na frente e Edivaldo Jr. na cola

(00h01) A pesquisa do instituto Escutec, divulgada na edição do jornal O Estado do Maranhão deste domingo não trás nada de novo sobre o quadro sucessório eleitoral em São Luís.

Foto: jornal O Estado do Maranhão

Realizado entre os dias 4 e 6 deste mês, com 800 entrevistas a eleitores entre 25 e 49 anos, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo MA-042/2012, o levantamento não difere das outras pesquisas realizadas no período de pré-campanha.

Segundo a sondagem da Escutec, contratada pelo EMA, o prefeito João Castelo (PSDB), da coligação “São Luís não pode parar”, teria 26,3% das intenções votos. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), que concorre pela coligação “Construindo uma nova história”, com 25,3%. O candidato da coligação “Muda, São Luís”, deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), vem a seguir, encostado, na terceira colocação, citado por 17,4% dos entrevistados.

Candidato à reeleição, o prefeito João Castelo mantem-se na dianteira, o que já apontava as pesquisas mais recentes, quando obteve um ligeiro crescimento, dado o volume de ações e obras grandes importantes implantadas na cidade (principalmente nos últimos meses de gestão), onde ultrapassou o ex-prefeito Tadeu Palácio, que permanece estagnado em segundo.

Na avaliação de especialistas na área, a tendência é Castelo subir um pouco mais, chegando na casa dos 30%. Já Tadeu, na opinião dos mesmos, a iminência é de queda no decorrer da campanha, quando será confrontando com a péssima gestão que realizou no seu segundo mandato, além de outros ‘deslizes’ graves cometidos que serão usados contra ele pelos adversários.

Por outro lado, a propensão de Edivaldo Júnior – o menos conhecido entre os três postulantes e com a menor rejeição (4,1%) – é crescer mais. Dependo do volume/estrutura de campanha, associado a uma boa produção de televisão e, ainda, a participação ativa da militância bem como do ex-deputado Flávio Dino, Edivaldo tem tudo para chegar ao segundo turno contra João Castelo.

Ou seja, a briga deve ficar entre Edivaldo Jr. e Washington para enfrentar Castelo no segundo round da eleição.

Desempenho ruim de Washington

Liderando o bloco dos candidatos que ainda não atingiram os dois dígitos nas pesquisas está a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), com 8,8%. Ela é seguida por Haroldo Saboia (PSOL), que tem 3,5% e pelo vice-governador Washington Luiz (PT), com 3,4%. O candidato do PSTU, Marcos Silva, tem 2,9%. Edinaldo Neves (PRTB) registrou traço de 0,4%. Destes, o único que elevará seu índice de intenção de votos é Washington. Com o apoio da maioria dos partidos e da poderosa máquina do governo na retaguarda, o petista reúne chances viáveis condizentes de levá-lo ao segundo turno.

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens