Fechar
Buscar no Site

Mulher: a protagonista da vida

Hoje o mundo inteiro celebra o Dia Internacional da Mulher: aquela que nos traz ao mundo, a que primeiro alimenta o nosso corpo e nossa alma, e a grande responsável pelo nosso primeiro vínculo afetivo.

Esta não é uma simples data comemorativa escolhida em um dia qualquer. É a data que marca uma das primeiras lutas protagonizadas por mulheres, que unidas agiram em busca de uma causa. E foi exatamente há 157 anos que, em um dia 08 de março, dezenas de operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalho e equiparação de salários com os homens, onde para executar o mesmo trabalho, vergonhosamente recebiam até um terço do salário de um homem. O saldo para esta manifestação foi uma violenta repressão e cerca de 130 tecelãs carbonizadas em um ato desumano.

Em 1975, com a tentativa de transformar a data de tal horrendo massacre em um momento oportuno para se discutir o papel da mulher na sociedade, na tentativa de diminuir cada vez mais a desvalorização do gênero e os inúmeros preconceitos que as mulheres ainda enfrentam em nossa sociedade, a ONU, por meio de um decreto, instituiu 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Em nossa política, o primeiro grande desafio da mulher brasileira foi conquistar o direito de votar. Somente quatro décadas depois que a Constituição da República de 1891 instituiu o voto direto, é que as mulheres tiveram o direito ao voto. E foi exatamente em 1932 que a presença feminina chegou às urnas brasileiras.

De lá para cá, inúmeras foram as lutas que elas tiveram que travar para garantir os seus lugares em uma sociedade historicamente dominada por homens. Muito foi conquistado, mas há ainda inúmeras lacunas de desrespeito que ainda precisam ser modificadas.

Em nosso partido, a atuação feminina se faz cada vez mais presente, e inúmeras são as pedetistas que se uniram em todo o país, em prol de causas para as nossas mulheres, reivindicando espaços onde ainda tentam barrar a presença da guerreira mulher brasileira.

Mulher: parabenizamos você pela sua história de luta, que mesmo na batalha cotidiana que a vida lhe impõe, não perde a leveza e delicadeza de ser mulher.

Juntos somos fortes!

*Weverton Rocha é deputado federal pelo PDT/MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens