Fechar
Buscar no Site

MP contesta pesquisa encomendada por Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

O promotor da justiça eleitoral e da probidade administrativa, Sérgio Ricardo Martins instaurou representação eleitoral para investigar a pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Amostragem de Teresina com a intenção de votos para prefeito de Timon. A pesquisa publicada no dia 27 de março deste ano mediu a intenção de votos de apenas dois candidatos, Alexandre Almeida, do PTN, e do atual prefeito Luciano Leitoa, do PSB, tendo ainda avaliado a opinião do timonense sobre a concessão do serviço de abastecimento dágua da cidade.

No levantamento do instituto Amostragem, Alexandre Almeida apareceu na frente com intenções de votos de 47,25%, enquanto Luciano Leitoa ficou 34,5%.

A pesquisa teve ampla divulgação nos meios de comunicação social da cidade e do estado, especialmente em blogs e portais. De acordo com o promotor, ela foi contratada pelo deputado estadual Alexandre Almeida e houve configuração de propaganda eleitoral antecipada em favor do deputado.

Na representação o promotor avalia dizendo:

Ao nosso sentir a pesquisa eleitoral, veiculada na mídia maranhense, configura propaganda eleitoral extemporânea, externada por um possível candidato ao cargo de prefeito municipal, beneficiando o representado, promovendo o seu nome e contribuindo-lhe, com a divulgação extemporânea e proibida pelo ordenamento jurídico, vantagem em relação aos outros candidatos que também disputarão o pleito que se aproxima. A divulgação fez com que o nome do pré-candidato representado seja lembrado pelos eleitores”.

Sérgio Martins entende que o deputado Alexandre Almeida transgrediu a Lei 9.504/97 que veda a propaganda eleitoral antes do dia 6 de julho do ano da eleição. (Com informações do blog do Elias Lacerda)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens