“Meu foco é o trabalho”, diz Edivaldo em entrevista à rádio São Luís AM
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior afirmou, na manhã desta terça-feira (14), durante entrevista a Rádio São Luís, que a sua gestão conseguiu importantes avanços nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, meio ambiente, transporte público e habitação em três anos e meio à frente da Prefeitura de São Luís. Questionado sobre as pesquisas que apontam um índice de rejeição alto à sua administração, mesmo diante do volume de obras apresentado, Edivaldo rebateu: “esse pessoal precisa andar comigo na rua, e então será desmistificado essa história de rejeição, pois a população tem nos apoiado por onde andamos”, asseverou.
Ele enfatizou que somente “com muito trabalho, planejamento e responsabilidade” foi possível honrar compromissos e promover projetos em diversos bairros da capital.
O chefe do executivo municipal falou ao programa “São Luís Agora”, da rádio São Luís AM, onde respondeu às perguntas do radialista Rogério Silva, apresentador do programa, e também dos jornalistas Djalma Rodrigues, John Cutrim e Sandro Moraes. Ele enumerou as principais obras espalhadas pelos bairros da cidade. Também estavam presentes no estúdio da emissora de rádio os secretários Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos) e Conceição Castro (Comunicação).
No início da conversa com os jornalistas e ouvintes da Rádio São Luís AM, Edivaldo apresentou uma retrospectiva das ações de sua gestão, descrevendo a situação encontrada ao assumir a Prefeitura de São Luís, em 2013. O prefeito de São Luís ressaltou que herdou uma dívida de cerca de R$ 1 bilhão da gestão anterior, bem como um completo caos administrativo, risco de colapso financeiro e problemas graves em diversas áreas da cidade.
“Para falar do presente, teremos que olhar para o passado. Assumimos uma Prefeitura desestruturada financeiramente, devendo até os servidores municipais, que estavam com salário atrasado. Mas com um bom planejamento, plantamos a boa semente e estamos colhendo os bons frutos, que são obras concluídas ou em andamento por toda São Luís. Temos tido o reconhecimento da população por onde passamos”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
PLANEJAMENTO
Citou que 11 estados (entre eles Rio de Janeiro e São Paulo) e mais de 600 prefeituras já começaram a atrasar as folhas de pagamentos dos servidores, devido à crise econômica e política e a queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No ano passado, segundo o Edivaldo, houve um corte de R$110 milhões nos recursos do FPM. Entre fevereiro e março deste ano, a queda foi de 139%. Mesmo com uma queda tão significativa, a Prefeitura de São Luís conseguiu manter os programas sociais existentes e avançar em muitas áreas. Edivaldo Holanda Júnior justificou o avanço como sendo fruto dos três pilares de sua gestão: planejamento, trabalho e responsabilidade.
“Com muita coragem e criatividade temos buscado resolver todos os problemas da cidade. Tenho dito que gostaria de fazer todas obras ao mesmo tempo, garantir, de uma vez só, todas as melhorias que a nossa cidade precisa, Mas, como prefeito, preciso trabalhar dentro de um orçamento. Ainda assim, graças ao planejamento, estamos conseguindo avançar com responsabilidade”, frisou o prefeito Edivaldo.
MUITAS AÇÕES
Edivaldo destacou em resposta aos jornalistas e ouvintes as ações na área de saúde. Falou da inauguração da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a aquisição de 18 ambulâncias e duas motocicletas; a modernização do Hospital da Mulher, hoje referência em neurocirurgia, referendado pelo Ministério da Saúde (MS); e descreveu a ação Maca Zero, realizada no Socorrão I, que transferiu para outros hospitais os pacientes internados nos corredores daquele hospital, garantindo assim mais agilidade e condições dignas de atendimento.
O prefeito de São Luís destacou ainda as construções do novo Hospital da Criança e do Hospital da Zona Rural, que serão entregues ainda este ano. Destacou a reforma de unidades de saúde e a ampliação do número de leitos de UTI dos principais hospitais de emergência da cidade – os Socorrões I e II; a referência em ortopedia e traumatologia, condição outorgada pelo Ministério da Saúde ao Hospital Clementino Moura (Socorrão II). Edivaldo citou ainda a reabertura do Centro de Especialidades Médicas do Filipinho (CEM Filipinho), no qual foi implantado o Núcleo de Saúde do Homem.
O edital de licitação do sistema de transportes da capital, que prevê uma série de benefícios para os usuários dos ônibus, também foi lembrado na entrevista. Entre eles, veículos com ar-condicionado; frota com acessibilidade; ônibus biarticulados; e redução da média de idade da frota para quatro anos. Outro projeto implementado foi o Bilhete Único. “Ao longo da nossa gestão conseguimos renovar 40% da frota de ônibus, implantar o Bilhete Único e em breve vamos lançar o GPS nos transportes públicos da cidade de São Luís, outro compromisso assumido com a população da nossa cidade”, acrescentou Edivaldo. O prefeito de São Luís pontuou as reformas dos estádios Nhozinho Santos, na Vila Passos e do Cardosão, no Sá Viana, que recebem serviços de manutenção e requalificação estrutural. .
HABITAÇÃO
Aos ouvintes atentos à entrevista, Edivaldo reafirmou que na sua gestão está sendo feito o maior programa de regularização fundiária da história da cidade. Por meio do programa “Minha Casa Legal”, foram entregues cerca de 5 mil títulos de propriedade, dando às pessoas que residiam em áreas de ocupação o direito à posse legal de suas casas. A meta, até o fim do ano é o de atingir 10 mil. A Prefeitura de São Luís contabiliza avanços também.
Quanto às creches, o prefeito voltou a explicar que já estão sendo construídas três de um conjunto de cerca de vinte creches com recursos assegurados junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Chácara Brasil, Cidade Operária e o Residencial Morada do Sol, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, são algumas das localidades contempladas com as creches. A Prefeitura investe também na construção de escolas de 12 salas de aula, cada uma com capacidade para mais de mil estudantes. Chácara Brasil, Residencial Ribeira e Vila Conceição são localidades onde estão sendo construídas novas escolas de Ensino Fundamental.
O Programa Todos Por São Luís, que já contabiliza 28 edições realizadas com serviços de saúde e cidadania prestados em diversos bairros e suas imediações; o problema de descarte do lixo na cidade; o projeto dos Ecopontos, que são locais em que a população pode depositar materiais descartáveis e inservíveis não recolhidos pela coleta convencional de lixo; também foram avanços da gestão enumerados por Edivaldo durante a entrevista.
INFRAESTRUTURA
Mas o tema infraestrutura foi o mais debatido durante a entrevista do prefeito Edivaldo, que destacou que a Prefeitura de São Luís desenvolve atualmente o maior programa de urbanização já realizado na cidade, com cerca de 400km de asfalto já implantado em 1200 vias, beneficiando quase uma centena de bairros.
As obras de drenagem pontuadas pelo prefeito de São Luís, por sua vez, já somam 20km em galerias construídas para facilitar o escoamento das águas no período chuvoso, evitando alagamentos. A Prefeitura também expandiu o parque de iluminação da cidade em cerca de 10 mil novos pontos e implantou iluminação em LED – mais econômica e potente – nos principais corredores urbanos da cidade. Entre as praças já recuperadas, estão as praças da Camboa e Carlos Chaib (Camboa); Praça José de Ribamar dos Santos Corrêa (no bairro Rio Anil); Praça da Roxinha (Ipase de Baixo); Renascer e Ruy Frazão, (Cohab); as praças Verão, Jackson Lago e das Árvores (Cohatrac) e a primeira etapa da reforma da Praça do Pescador, no Portinho.
O Programa Interbairros, que está implantando 14 novas conexões viárias em parceria com o governo do Estado para oferecer alternativas de tráfego, desafogando o trânsito das principais avenidas, e também dinamizar a economia das regiões beneficiadas com os novos trajetos, também foi abordado, recebendo comentários positivos de entrevistadores e ouvintes.
“Obrigado pela oportunidade de falar e discutir sobre São Luís, cidade que tanto amo. Quero dizer aos ouvintes que continuem confiando no nosso trabalho, que tem sido incansável para poder fazer o melhor pela cidade de São Luís. Meu foco é o trabalho!”, agradeceu o prefeito de São Luís, Edivaldo.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.