Meio século depois, a mudança se anuncia!
OTHELINO FILHO (*)
O que ocorreu durante a reunião de parte dos secretários do governo, no Palácio dos Leões, na semana passada, sob o pretexto de traçar estratégias no intuito de “reverter” a imensa distância que separa o oposicionista Flávio Dino do representante da oligarquia, nas mais variadas pesquisas, bateu todos os recordes em termos de despudor.
Quem imaginava que já havia visto e ouvido os limites extremos de ultraje, ficou atônito, aturdido com o nível de desdém, de menosprezo e descaso absoluto para com as instituições democráticas e republicanas, por parte do primeiro escalão do poder executivo estadual. Articularam condutas vedadas por leis, especialmente pela legislação eleitoral, com a maior desfaçatez.
Ao se conclamarem mutuamente para praticar abuso de poder político, entre diversos outros ilícitos, sem a menor parcimônia e, sequer, algum resquício de atenção à ordem jurídica, deixaram evidente que, a palavra de ordem, neste momento, é o “vale-tudo”,
Do lado da corrente do bem, o que se irradia é um incontido ânimo para se comemorar de Norte a Sul, Leste a Oeste, a festa da democracia, da volta de valores desprezados há cinquenta anos: liberdade, desenvolvimento em padrões sustentáveis, educação e saúde de qualidade; segurança-cidadã, igualdade de oportunidade, justiça etc.
Esta coragem cívica floresceu no coração e na consciência crítica de uma população determinada a construir um novo tempo. Uma realidade que honre o passado de glórias, edificado pelo nossos verdadeiros heróis que pontificam no Panteon da história.
Esse estado de espírito e os desdobramentos político-partidários reafirmam o amadurecimento e a lucidez da maior e mais engajada de todas as coligações oposicionistas em todos os tempos no Estado.
“Diálogos pelo Maranhão” deu lição de humildade e sabedoria para ouvir com atenção e assimilar com interesse as frustrações, o sofrimento, as angústias, as injustiças, as imensas dores acumuladas pelos conterrâneos, em várias gerações. Com a mesma consideração e entusiasmo com que registram na memória e na alma as expectativas, os ideais, os sonhos de vida digna para todos.
O conjunto de experiências em tempo idos jamais vivenciado estimula a crença de que chegou o momento da história, inexorável: assinalar a ruína de um império construído sob a imposição do egoísmo, da intolerância, da exploração, da riqueza e do poder.
A síntese da ideologia e a lógica que norteiam o projeto “Todos pelo Maranhão” se alicerça na supremacia da bravura expressada na capacidade de resistência, nos sonhos acalentados, na fé e na esperança sempre renovadas de que um dia, finalmente, seria formada a corrente do bem, abençoada por Deus, trazendo as boas novas.
Esta onda patriótica consolidou os mais legítimos e justos anseios de mudança para nossa terra e sua gente sofridas, exploradas, oprimidas, mas que darão a volta por cima.
E, em um futuro bem próximo, as exuberantes riquezas da terra estarão em poder dos seus legítimos mandatários: todos os maranhenses e aqueles que aqui vieram morar, estudar, trabalhar e dignificar.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.