Fechar
Buscar no Site

Médicos maranhenses exigem processo do Revalida para médicos estrangeiros

Médicos maranhenses e estudantes de medicina realizaram na manhã deste domingo, na avenida Litorânea (São Luís), uma passeata contra a importação de médicos estrangeiros sem que se submetam ao processo do Revalida. Eles defendem que seja feita a revalidação do diploma para médicos cubanos que venham a exercer a profissão no país.

O ato, que tomou início às 9h com concentração na praça dos Pescadores e teve mobilização através das redes sociais, contou com a participação de 300 pessoas, entre médicos, estudantes de medicina e profissionais da área de saúde.

É intenção do governo Dilma Rousseff autorizar a vinda ao Brasil de 6.000 médicos formados em faculdades cubanas, sem revalidação do diploma estrangeiro.

“Os médicos estão reivindicando condições de trabalho, salários dignos, plano de cargos e carreira em prol de uma saúde digna para os brasileiros. Não adianta importar médicos, se não derem leitos, seringas, medicamentos, aparelhos, exames, etc.”, disse a médica Ana Lourdes Marques, que participou do manifesto.

A médica pediatra explicou que a classe não é contra a importação dos médicos em si. “Queremos é melhoria na qualidade de condições de trabalho, nos hospitais, valorização primeira dos médicos nacionais e que os ‘importados’ venham de forma legal através do Revalida”, acrescentou Marques.

No ano passado, 182 profissionais que estudaram em faculdades cubanas se inscreveram para revalidar seus diplomas no Brasil, e apenas 20 foram aprovados. Em 2011, dos 140 inscritos, quinze passaram. O total de médicos com diplomas estrangeiros inscritos para a revalidação em 2012 foi de 884, dos quais 77 foram autorizados a atuar no País.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) já posicionou-se contrariamente ao anúncio do governo federal de contratação de 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior. O Brasil forma aproximadamente 15 mil médicos por ano, totalizando cerca de 400 mil médicos no país; é o segundo país no planeta em formação de médicos. Já o Maranhão tem o menor de médicos por habitantes: possui em torno de 7.800 médicos com CRM e uma população de seis milhões e 800 mil.

foto 1 médicos

foto médico 2

foto médico 3

foto 4 médico

foto 5
foto 6
foto 7
foto 8
foto 9foto 10

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens