Matrículas do Projovem Urbano seguem até o dia 30 em São Luís
As matrículas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) em São Luís continuam abertas e podem ser feitas até o próximo dia 30 setembro em 16 unidades de Educação Básica da capital maranhense. Em 2013, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), disponibilizou 2.100 vagas para jovens ingressarem no Programa. Até agora, 400 vagas já foram preenchidas.
O Projovem Urbano é de iniciativa do Governo Federal e destinado a pessoas de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever, mas que não concluíram o Ensino Fundamental. O Programa tem duração de 18 meses e possibilita conclusão do Ensino Fundamental, realização de curso de iniciação profissional e de informática, bem como disponibiliza bolsa-auxílio de R$ 100 por mês.
“O programa é importante porque oferece aos jovens de São Luís a possibilidade de voltar à sala de aula e de garantir uma qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. Com a conclusão do curso, será uma oportunidade inicial para garantir melhoria da qualidade de vida e geração de renda aos jovens”, destacou a coordenadora geral do Projovem Urbano, Fernanda Passos.
Para realizar a inscrição, o interessado deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Caso o interessado não possua o histórico escolar, o jovem irá realizar um teste de proficiência.
As matrículas no Programa devem ser realizadas a partir do curso de iniciação profissional em que há interesse de participação. A Prefeitura de São Luís disponibiliza as qualificações nas áreas de “Construção e Reparos I” (ladrilheiro, gesseiro, pintor e reparador), “Construção e Reparos II” (eletricista de instalações – edifícios, trabalhador de manutenção de edificações, reparador de linhas de telecomunicações e instalador de sistemas eletrônicos de segurança) e “Serviços Pessoais” (depilador, cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure).
Os interessados no curso “Construção e Reparos I” devem realizar as matrículas nas unidades de Educação Básica Dom José Delgado (Vila Cascavel), Governador Leonel Brizola (Vila Luizão), Rivanda Berenice Braga (Barreto), Darcy Ribeiro (Sacavém), Professora Luzenir Mata Roma (Vila Nova República), José Ribamar Bogéa (Cidade Olímpica), Rubem Almeida (Coroadinho), Cidade Olímpica (Cidade Olímpica) ou Miguel Lins (Alemanha).
Os jovens que queiram realizar qualificação profissional em “Construção e Reparos II”, as matrículas devem ser feitas nas escolas Ministro Carlos Madeira (Anjo da Guarda), Rosália Freire (Vila Isabel), Antonio Vieira (São Cristóvão) ou Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco/Ilhinha). Já os interessados em “Serviços Pessoais” devem realizar as matrículas nas unidades de ensino Rubem Goulart (Cohab), Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína) ou João de Sousa Guimarães (Divineia).
FILHOS
Uma sala de acolhimento será montada nas escolas onde o Projovem Urbano será desenvolvido para receber os filhos dos jovens participantes do Programa. Uma equipe da Educação Infantil capacitou monitores para desenvolver atividades com as crianças enquanto os alunos-pais do Programa assistem às aulas.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.