Fechar
Buscar no Site

Marcelo Coelho destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

4448Secretário_destaca_p

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís – Foto: Honório Moreira.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho, relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou. Ele respondeu questionamentos de vereadores e feirantes presentes.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens