Maranhão agora é bom exemplo para saúde no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=lF2do7q5L78
Blog do Raimundo Garrone – O Maranhão começa a deixar as manchetes negativas de decapitações em presídio e dos maus exemplos na saúde para ser um modelo positivo para o país. Na manhã desta segunda-feira (5), o programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou que diferente dos demais locais do país que fazem tratamento de câncer, não existe fila para o tratamento em Imperatriz, que ainda atende brasileiros de Tocantins, porque o estado não está oferecendo o tratamento.
Esse atendimento tanto para os maranhenses quanto para os brasileiros de outros estados só se tornou possível a partir deste ano, com convênio realizado pelo Governo do Maranhão em janeiro. Antes, os maranhenses também sofriam com a falta de tratamento. O bom exemplo de Imperatriz mostra como é importante a vontade política de solucionar os problemas do estado, especialmente na saúde, o que está ocorrendo no Governo Flávio Dino.
Desde janeiro, com a mudança de governo, a Secretaria de Estado da Saúde tem buscado ampliar os serviços de saúde, fazendo convênios e investimentos práticos que estão possibilitando atendimentos que antes não ocorriam, como o tratamento do câncer em Imperatriz.
Outra mudança importante é que cada vez mais os serviços estão chegando a municípios do interior. O atendimento médico da população durante todos os anos em que a ex-governadora Roseana Sarney e seus aliados estiveram no poder foi jogado para São Luís, castigando os maranhenses que além de estarem enfermos precisavam enfrentar uma dura jornada em estradas caóticas na viagem até a capital.
Apesar da demanda de saúde do interior ser atendida em São Luís, nunca houve investimento da ex-governadora Roseana Sarney e de seus aliados para a saúde na capital. Outra marca desse período é que a regra ao longo desses anos era os maranhenses buscarem outros estados, como o Piauí, para ter acesso aos serviços de saúde. Agora a história está mudando, o Maranhão está atendendo e também podendo ajudar estados vizinhos.
A mudança na gestão da saúde alcança inclusive a relação com o Piauí, que várias vezes suspendeu o atendimento devido a problemas durante a gestão de Roseana. Este ano, já em janeiro, foi assinado um acordo para o atendimento de média e alta complexidade de pacientes de Timon e também para o tratamento de câncer de maranhense de mais 26 cidades, solucionando os entraves criados no passado.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.