Mais de 11 mil passageiros embarcaram nos terminais de ferry
O balanço oficial das duas operadoras de ferryboat que atuam nos terminais contabilizou, entre a sexta-feira (4) até o meio-dia deste sábado (5) um total de 31 viagens do Terminal da Ponta da Espera, com 11.778 passageiros e 1.771 veículos. A média de passageiros – em período normal – é de 1.500 por dia.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, que administra os terminais, em parceria com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana – MOB, responsável pela regulamentação e fiscalização do serviço, empreenderam um plano de ação para o feriado. Destaque do plano foi a portaria lançada pela MOB que disponibilizou a venda antecipada das viagens extras, num total de 20 saídas diárias em horários fixos (número máximo atingido no período de maior pico, verificado durante o carnaval).
O objetivo da venda antecipada de passagens para viagens extras foi evitar o desconforto das longas filas e garantir a tranquilidade do. Tudo dentro do esforço do Governo do Estado para tornar esse sistema de transporte cada vez mais eficiente.
A ação conjunta tem foco na prevenção, com combate à superlotação de ônibus e vans, reforço policial e de organização de tráfego, além de ambulância. O plano teve a participação do Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, das secretarias Municipal de Trânsito e Transporte, além das operadoras Serviporto e Internacional Marítima – que atuam nos terminais.
Estrutura
Para aumentar o conforto e a segurança da população que utiliza o transporte aquaviário, a Emap tem um amplo projeto estrutural para os terminais. O edital de licitação para o Terminal do Cujupe, que deve ser lançado até outubro, prevê a construção de uma nova estrutura, com integração rodoviária; a construção de passarelas de acesso interligando o terminal de passageiros à plataforma de embarque e desembarque, além de reformulação do pátio de espera e estacionamento.
Também estão programadas a reforma dos acessos à área do entorno; a reorganização do comércio e a ampliação das plataformas de embarque e desembarque.
Para a Ponta da Ponta da Espera estão abertos os editais de infraestrutura de internet e passarelas. O conjunto de obras com editais em fase de finalização inclui a pavimentação da plataforma de embarque e desembarque e a construção de área de vivência para fila de espera de automóveis, com estrutura de lanchonete e banheiros. E ainda a implantação de sinalização horizontal e vertical para ordenamento do fluxo de veículos e pessoas.
TRANSPORTE AQUAVIÁRIO NO MARANHÃO – COMPETÊNCIAS
EMAP
Autoridade Portuária, administra o Porto do Itaqui e Terminais de Ferryboat Ponta da Espera e Cujupe, é responsável pela:
Infraestrutura dos terminais (acesso, rampas e instalações físicas, elétricas e sanitárias)
Preservação ambiental na área dos terminais
Segurança portuária em terra
AGÊNCIA ESTADUAL DE TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA (MOB)
Criada em 2015, tem a função de:
Elaborar, reformar e estabelecer o marco regulatório do setor
Implantar procedimentos de fiscalização dos serviços
Regularizar as concessões públicas por meio de licitações
Propor melhorias nos sistemas existentes
Estabelecer horários de viagem
OPERADORAS DE FERRY-BOAT
Venda de passagens
Procedimentos de segurança dentro das embarcações
Botes e coletes salva-vidas
Treinamento da tripulação
Limpeza dos ferryboats
CAPITANIA DOS PORTOS
Fiscalização durante o embarque e a desembarque, assim como durante a travessia
Checagem da habilitação da tripulação
Vistoria dos equipamentos de salvatagem
Fiscalização de atendimento à capacidade das embarcações
POLÍCIA MILITAR
Policiamento preventivo, ostensivo e de trânsito.
Disque 190
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.