Fechar
Buscar no Site

MA: todas as praias de São Luís estão impróprias para banho

Por ALINE LOUISE (Terra)
Direto de São Luís

As seis praias de São Luís (MA) estão impróprias para banho. O laudo emitido nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente atesta que, além das praias da capital, as três regiões litorâneas de São José de Ribamar, na Grande São Luís, também não possuem condições de banho adequadas.

As praias de Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy, em São Luís, foram analisadas pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e nenhuma delas foi considerada suficientemente limpa para uso de banhistas. Em São José de Ribamar, as praias são Panaquatira, Boa Vista e Juçatuba foram consideras impróprias.

Para avaliar a qualidade da água, a secretaria utilizou um indicador microbiológico (Escherichia Coli) para quantificar bactérias por 100 ml de água do mar. Segundo o laudo, as águas das praias serão consideradas próprias para banho quando, em pelo menos 80% das amostras – obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores e colhidas no mesmo local -, houver no máximo 800 E.coli/100 ml. Elas são consideradas impróprias quando não atenderem a esses critérios, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E.coli/100 ml.

O secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, informou ao Terra que as principais causas do alto grau de poluição das praias de São Luís são a insuficiência do sistema de esgoto de São Luís e a falta de rigor na concessão de licenças para construção civil.

Mendes adiantou ainda que o restabelecimento das condições de banho das praias da capital é prioridade para a secretaria. A intenção é ampliar o sistema de rede de esgoto nas duas cidades, estabelecer regras mais rígidas para a construção civil e fiscalizar o destino do esgoto produzido por prédios já construídos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens