Luciano Leitoa lidera com folga em Timon
Do Portal Meio Norte, de Teresina (PI)
O candidato do PSB à Prefeitura de Timon (MA), Luciano Leitoa, tem uma larga vantagem sobre seus adversários e, a 53 dias da eleição, é o favorito para vencer a disputa pela Prefeitura de Timon (MA).
Pesquisa realizada, entre os dias 10 e 12 de agosto com 300 eleitores com idade a partir dos 16 anos, pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, aponta que Luciano Leitoa tem 59,33% das intenções de voto estimuladas.
Em segundo lugar está o candidato do PMDB, o vice-prefeito Edivar Ribeiro, com 19,33% das intenções de voto estimuladas; em seguida vem o candidato do PSD à Prefeitura de Timon, Alexandre Almeida, que está com 9,67% das manifestações de voto estimuladas.
O candidato do PSOL à Prefeitura de Timon, Costa, tem 0,33% das intenções de voto estimuladas.
Os eleitores de Timon indecisos representam 9,33% do total; e os que vão votar nulo ou em branco são 2%.
A pesquisa do Instituto Amostragem- Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte foi realizada em 31 bairros e 12 povoados da zona rural de Timon.
A margem de erro da pesquisa é de 5,54% para mais ou para menos.
O levantamento eleitoral foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o Protocolo de número MA-00078/2012.
O presidente do Instituto Amostragem, o professor de Bioestatística do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí e estatístico João Batista Teles, informou o que pode mudar essa tendência de vitória de Luciano Leitoa é a propaganda no horário eleitoral gratuito.
“Até agora a campanha eleitoral está esquentando os motores, mas Luciano Leitoa é o grande favorito”, afirmou João Batista Teles.
A atual pesquisa recebeu influência do debate realizado com os candidatos a prefeito de Timon promovido pela Rede Meio Norte, no dia 9 de agosto.
Na intenção de voto espontânea, Luciano mantém larga vantagem sobre 2° colocado.
A pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte sobre as intenções de voto espontâneas – quando o eleitor diz o candidato que vai votar sem que o entrevistador apresente os nomes dos candidatos- revela que Luciano Leitoa tem 54,33% contra 16,67% do segundo colocado, Edivar Ribeiro.
Alexandre Almeida tem 8% das intenções de voto espontâneas e Costa tem 0,33% das intenções de voto espontâneas, mesmo percentual dos eleitores que citam os nomes de Dra. Fátima, de Chico Leitoa e de Djalma, que não são candidatos à Prefeitura de Timon.
17% dos eleitores estão indecisos. João Batista Teles considera que esse percentual é muito baixo para uma pesquisa de intenções de voto espontâneas.
2,67% dos eleitores querem votar nulo ou em branco.
Edivar Ribeiro é o candidato com maior índice de rejeição dos eleitores
O candidato do PMDB à Prefeitura de Timon, Edivar Ribeiro, é o que tem maior percentual de rejeição dos eleitores. 41% dos eleitores afirmam que não votam em Ribeiro de jeito nenhum.
Em segundo lugar vem o candidato do PSOL, Costa, com 20% de rejeição.
Está empatado na rejeição dos eleitores, Alexandre Almeida, com 17% e Luciano Leitoa, com 16,33%. A soma dos percentuais atinge mais de 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um candidato.
10,67% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar sobre a rejeição; e 6% não rejeitam ninguém.Nesse item, 0,67% dos eleitores querem anulares seus votos.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.