Luciano Leitoa entrega Unidade Básica de Saúde a moradores de Timon
A Unidade Básica de Saúde da Vila Angélica foi inaugurada pela Prefeitura de Timon e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A UBS, que foi construída pela nova gestão, foi entregue totalmente dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura inaugurou esta semana um total de cinco UBS, das quais três passaram por uma completa reforma e ampliação e duas foram construídas.
Com esta nova UBS, moradores da Vila Angélica e São Benedito serão assistidos. A construção teve investimento total de R$ 301.224,021, sendo R$ 34.557,54 de contrapartida do município. 1.654 famílias serão beneficiadas com a UBS.
O Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, explicou que as novas unidades seguem um padrão de projeto que irá melhorar o desempenho dos serviços oferecidos. “Temos agora salas específicas para curativo, nebulização e outros procedimentos. Equipamentos novos e de ponta. Contamos agora com mamografia, tomografia e cirurgia de catarata. E queremos mais, temos trabalhado para oferecer também um serviço de saúde mais humanizado”.
A UBS oferece consultas médicas, atenção integral à saúde da criança, da mulher e do adulto, ações de educação em saúde, vigilância das condições de saúde da população e área de abrangência, atendimento odontológico, controle tuberculose e hanseníase, vacinas e medicamentos da atenção básica.
“Temos aqui uma unidade climatizada, com auditório e que abrange todas as necessidades da atenção básica. Um ambiente organizado proporciona melhor execução dos trabalhos. Na Saúde, nossa meta agora é a transformação do Hospital do Parque Alvorada em maternidade”, destacou o prefeito Luciano Leitoa.
Erinalda da Silva, Agente Comunitária de Saúde, falou da importância da conquista. “Esse é um momento de grande alegria para nossa comunidade, receber esta grande obra com ambiente adequado e com sala específica para que os agentes possam trabalhar, se reunir e fazer nosso planejamento”, destacou.
O governo municipal tem trabalhado com o intuito de descentralizar a saúde dos hospitais e policlínica – a fim de proporcionar à população mais comodidade e acompanhamento constante. As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que são responsáveis pelo recolhimento de informações de cada comunidade, contribuem para que cada unidade tenha conhecimento dos problemas mais comuns e quais estratégias fomentar para abrandar e prevenir as enfermidades mais frequentes.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.