Livro sobre mídias regionais no Brasil será lançado em São Luís na próxima quinta(1/3)
Trabalho aborda características dos mercados locais e o impacto da posse de veículos por políticos
O livro “Brasil e as suas mídias regionais: estudos sobre as regiões Norte e Sul” será lançado quinta-feira (1/03), na Livraria e Espaço Cultural da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), localizada no São Luís Shopping. Ele discute o papel estratégico da mídia feita nos estados e ilustra a diversidade da mídia brasileira ao comparar o mercado dessas regiões com contrastes marcantes.
A pesquisa que originou o livro foi escrita pela jornalista maranhense Pâmela Pinto, durante o doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2017, o trabalho recebeu o Prêmio Compolítica de Melhor Tese, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política.
O estudo mostra o impacto da afiliação a redes nacionais (Globo, SBT, Record e Band) na organização dos grupos locais e a interferência direta dessas redes no tempo e no tipo de conteúdo produzido. O mapeamento de rádios, TV´s e jornais localizou 392 veículos, em 29 cidades no Norte, e 824 veículos no Sul, em 58 cidades.
POLÍTICOS DONOS DE MÍDIA – A amostra identificou 34 políticos donos de mídias no Norte e 56 políticos no Sul. Muitos são donos de veículos afiliados a redes de rádio e TV nacionais. Em 2015, doze políticos do Norte e doze do Sul exerceram cargos eletivos no congresso e nas assembleias estaduais. Os ministros Ricardo Barros (Saúde) e Helder Barbalho (Integração Nacional) e o ex-ministro Romero Jucá (Planejamento) são donos de mídias nas suas bases eleitorais – Paraná, Pará e Roraima, respectivamente. Eles ilustram como a posse de mídia impacta o cenário político nacional, pois usam estas mídias locais como plataforma e se tornam atores com interferência na política do país.
“No Brasil, a comunicação é vista como negócio e ainda não é tratada como um direito. Temos uma mídia concentrada em poucos grupos, alguns veículos são de propriedade de políticos e há uma forte influência das redes de TV (comerciais) nos mercados regionais. Essa configuração limita a produção de conteúdo local nos mercados regionais. A parceria com as redes nacionais fortalece os grupos locais, que acabam por criar conglomerados regionais que controlam a informação”, pontua Pâmela Pinto.
Serviço: Brasil e as suas mídias regionais: estudos sobre as regiões Norte e Sul
Autora: Pâmela Pinto
Data: 1/03/2018 (quinta-feira)
Endereço: Livraria da AMEI, no São Luís Shopping (Av. Prof. Carlos Cunha, 1000, Jaracati)
Horário: 19 horas
Editora Multifoco (Rio de Janeiro)
Ano: 2017 Páginas: 320
AUTORA – Pâmela Pinto dedica-se à pesquisa da temática de mídia e política no Brasil, com ênfase nos mercados regionais. É graduada em jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (2007) e tem mestrado (2010) e doutorado (2015) em Comunicação pela UFF. É professora de Comunicação e jornalista do Ministério da Saúde.
Resumo: O livro apresenta uma nova abordagem para o conceito de mídia regional no Brasil, entendendo-a como meio de comunicação existente em uma área geográfica, com articulação em diferentes níveis espaciais (o local, o regional e o nacional). Analisa os mercados midiáticos das regiões Norte e Sul, contemplando 29 cidades e 392 veículos na primeira e 824 veículos em 58 cidades na região Sul. Observa-se também o vínculo de políticos donos de mídia nas duas áreas e os reflexos dessa posse para a democracia brasileira. A pesquisa que originou o livro recebeu o Prêmio Compolítica de Melhor Tese, de 2017, concedida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política.
Contatos da autora: [email protected] ou (21) 982225287/(98) 981861988
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