Fechar
Buscar no Site

Liceu Ribamarense é a melhor escola pública do Maranhão, atesta Ideb

Escola Municipal figura entre as 50 melhores instituições de ensino do Brasil. São José de Ribamar obteve, ainda, destaque com outras duas Escolas Municipais, que estão entre as 30 melhores do Estado.

A educação pública do município São José de Ribamar voltou a ser destaque a nível regional e nacional. A Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na sede da cidade, apresentou o melhor desempenho entre as instituições públicas de ensino do Maranhão, de acordo com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado pelo Ministério da Educação nesta última terça-feira (14).

Luis Fernando e Gil Cutrim participando de um dos aniversários do Liceu.

O Liceu Ribamarense, que juntamente com a Escola Municipal Liceu Ribamarense II integra a primeira rede de ensino público em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão, obteve avaliação de 6.3 pontos (2,5 a mais do que a média nacional), a maior do Estado e que o coloca no seleto rol das 50 unidades de ensino, entre públicas e privadas, que alcançaram as melhores notas no Ideb 2011, indicador geral da educação nas redes privada e pública e que leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil – para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Além do Liceu Ribamarense, a rede municipal de ensino de São José de Ribamar foi destaque no Ideb 2011 com a Escola Municipal Liceu Ribamarense II e a Escola Municipal São José de Ribamar. As duas também obtiveram nota superior a média nacional e estão entre as 30 melhores do Estado.

Construídas, equipadas e mantidas com recursos próprios da Prefeitura ribamarense, o Liceu Ribamarense I e o Liceu Ribamarense II, localizada no bairro Parque Jair, fazem parte de um projeto pioneiro no Estado, idealizado pelo ex-prefeito Luis Fernando Silva, atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, e que teve continuidade no governo do prefeito Gil Cutrim.

A primeira foi inaugurada em 2008 (na gestão Luis Fernando) e a segunda em 2011 (administração Gil Cutrim). Elas formam a primeira rede de ensino público em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão e já foram visitadas por vários gestores públicos maranhenses e de outras regiões do país interessados em copiar o modelo educacional ribamarense.

Os Liceus Ribamarenses atendem, cada um, 400 estudantes – 320 matriculados no Ensino Fundamental e 80 na Educação Infantil – aprovados em processo seletivo interno. Possuem dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento. São gerenciadas por meio de um sistema informatizado que controla a gestão pedagógica, suprimentos, estoque de material e todos os demais aspectos da administração do estabelecimento de ensino.

Os professores, todos aprovados em concurso público, passaram por processo seletivo interno, foram capacitados para atuar em educação em tempo integral e trabalhando em regime de dedicação exclusiva, recebendo remuneração mensal superior a R$3.375,00, podendo chegar a R$ 6 mil, quando estiverem na última classe de promoção.

A administração do prefeito Gil Cutrim já adquiriu um terreno, localizado na chamada região das Vilas de Ribamar, onde será iniciada, em breve, a construção da terceira Escola Municipal em tempo integral, que será denominada Liceu Ribamarense III.

A construção dos Liceus Ribamarenses, em especial, demonstra, sobretudo, que, ao implantar no município de São José de Ribamar uma rede de ensino público em tempo integral, o prefeito Gil Cutrim, seguindo os passos do ex-prefeito Luis Fernando, dá exemplo de que é possível se fazer educação pública de qualidade.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens