Fechar
Buscar no Site

Leitor fala sobre asfalto empregado em São Luís. Concordam?

Tapa_Buracos_Cohab_170114_Foto_MauricioAlexandre_-8-1024x624

O asfalto de São Luís é o produzido em Fortaleza e está entre os melhores do Brasil sim, porém o asfalto apenas faz parte da camada de rolamento, há diversas camadas subjacentes como a base e a sub-base além do subleito (o solo por si só) em 30% das situações o problema está em uma dessas camadas ou mal dimensionada, ou mal aplicada, ou material com condições inapropriadas.

Outro problema, e talvez o principal, é a drenagem. O asfalto foi feito para camada de rolamento e tem a função de levar a água seja da chuva ou de qualquer outra circunstância para as sarjetas e valões, para consecutivamente cair em bueiros e galerias. E aí está o grande problema!

O que vemos são bueiros entupidos, sarjetas mal dimensionadas, entre outros problemas que fazem com que a camada asfáltica desempenhe um papel para o qual não foi compreendido.

Há casos também de erros de fabricação da massa asfáltica, tais como: excesso de ligante (CAP), excesso de brita, brita mal graduada, entre outros, além dos problemas de Execução.

Sou engenheiro Civil, trabalho na área e sei que o CAP- chamado popularmente de asfalto não é o grande problema a se enfrentar em São Luís.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens