La Fábula será apresenta no Viva Cidade Operária, Santa Inês e Barreirinhas
O universo mágico dos contos da literatura universal é eterno. Foi baseado nesse mote que a Companhia de Teatro Madalenas, de Belém do Pará, montou o espetáculo La Fábula, que inicia temporada no Maranhão nesta sexta-feira, 13, às 19 horas, no Viva Cidade Operária. Além de São Luís, o espetáculo será apresentado em praças públicas nos municípios de Santa Inês, dia 15, na Praça da Saudade; e Barreirinhas, no dia 17, na Praça do Trabalhador.
A Companhia de Teatro Madalenas completou dez anos em 2011. Desde o princípio trabalhou o teatro como ferramenta para promover no palco ou no palco de rua uma reflexão sobre a condição humana, suas frustrações, desejos e aspirações. Em São Luís, onde tem início a miniturnê de La Fábula no Maranhão, o ator e sociólogo Leonel Ferreira ministra o workshop em teatro educação “O ensino do teatro e a construção do pensamento crítico”. O workshop acontece das 8 às 12 horas no auditório do Gamar.
Os fundamentos do teatro de rua foram essencialmente importantes para alicerçar o novo espetáculo da companhia. La Fábula é um resgate da fantasia imortalizada em personagens como o homem de lata e seu coração generoso; Don Quixote e sua disposição para os desafios transbordantes de ingenuidade, uma rainha que sintetiza todos os tipos num único, e assim por diante. Os súditos da rainha têm que alimentá-la constantemente com histórias de fantasia. São eles três (Gil Ganesh, Leonel Ferreira e Rodrigo Braga) que vão contar histórias fantásticas à rainha.
O espetáculo arrebatou dois importantes prêmios: o Myriam Muniz de circulação 2012; e o de patrocínio do Banco da Amazônia 2011. Desde a estreia, em dezembro de 2011, foram mais de 50 apresentações na região metropolitana de Belém, incluindo praças e escolas, e em festivais de teatro da região. La Fábula participou do elenco deste ano dos projetos Amazônia das Artes e Amazônia Encena, ambos do SESC, percorrendo cidades do Pará e outras da região norte.
Ficha Técnica:
Direção e Dramaturgia: Ester Sá
Elenco: Dina Mamede, Gil Ganesh, Leonel Ferreira e Rodrigo Braga
Direção Musical: Armando Mendonça
Concepção Figurinos e Adereços: Aníbal Pacha
Confecção: Mariléa Aguiar
Produção Executiva: Flavio Furtado e Tainah Fagundes
Coordenação Geral: Leonel Ferreira
CONTATOS – Henrique Bóis (98) 88331439
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.