Julião Amim diz que PDT não apoiará PT sarneysista
Do blog do Frederico Luiz
Na manhã de hoje, em sua residência, o ex-deputado federal Julião Amim, atual presidente do PDT-MA recebeu repórteres e falou sobre o novo momento do PDT no estado, além dos caminhos que a sigla pretende seguir nas eleições municipais de 2012 e estadual de 2014.
Julião tem larga experiência política e administrativa. É quase um ‘pré-histórico do trabalhismo’, entrou no PDT em 1985. Foi diretor administrativo do Banco do Estado do Maranhão, BEM (1987-1990), secretário de Fazenda de São Luis- MA (1992) e (1997-1998), Chefe de Gabinete do prefeito Jackson Lago em São Luis (1993), secretário Extraordinário de Segurança Alimentar de São Luis (2003).
Amim ainda foi deputado estadual e deputado federal (2007-2011) e entrou na política como líder sindical. Presidiu o Sindicato dos Bancários do Maranhão de 1979 a 1985.
Jackson é uma espécie de Pelé, só aparece um a cada 100 anos.. e olhe lá! (Julião Amim)
Ao blogue, o novo presidente respondeu cinco perguntas com exclusividade. Acompanhe:
Blogue do Frederico Luiz – Quando serão nomeadas as novas comissões municipais?
Julião Amim – Defendo o desempenho eleitoral. Acredito que temos que observar o resultado das eleições anteriores para sentirmos quem são de fato as lideranças e só então nomearmos tais comissões.
Blog – O senhor pretende conversar com a base do governo Dilma, mais precisamente com o PT? Ou vai para a oposição ao governo estadual?
Temos uma situação diferente no Maranhão. Não podemos apoiar o PT porque no Estado ele é aliado do nosso adversário natural, que é grupo Sarney. Penso que temos que unir as oposições para consolidar um grupo pensando em 2012 e 2014.
Blog – Durante muito tempo, Jackson presidiu o PDT, mas estava sempre licenciado, e o senhor como vice-presidente exerceu a presidência por muitos anos, isso facilita o trabalho à frente do PDT?
A experiência vai facilitar o trato à frente do partido, claro que com ressalvas. Porque nesse momento, o foco e principalmente exigir dos diretórios apoio irrestrito aos candidatos do PDT em cada município. Não vamos tolerar que dirigentes do PDT apóiem candidatos de outro partido. Todo o apoio dos diretórios vai ter que passar pela executiva estadual.
Blog – O PDT tem uma estimativa de quantos prefeitos e vereadores vai eleger no Estado na eleição deste ano?
Temos 211 diretórios no Estado. Atualmente estamos levantando quantos candidatos teremos e quantos de fato temos chance de eleger no Estado.
Blog – Sabendo do encontro estadual (confirmado) e que pode adquirir caráter nacional no próximo dia 21 de abril, o partido pretende realizar encontros regionais, e quando esse calendário será divulgado?
Temos uma agenda a ser aprovada na reunião da executiva estadual no próximo dia 27. Depois que essa agenda for aprovada, divulgaremos os pré-encontros que serão realizados em sete regiões do Estado.
Nota: Título original do post é “entrevista Exclusiva: Julião assume o PDT-MA, ‘coloca ordem na casa’ e reposiciona a sigla para 2012 e 2014”.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.