Jorge Murad é envolvido em denúncia em arrecadação sumária de fazenda no MA
Empresários maranhenses entraram com um processo contra o Estado por conta de uma disputa por uma propriedade rural de mais de 81 mil hectares, situada na região de Balsas. Eles alegam que Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) realizou erroneamente a arrecadação sumária da Fazenda Lagoa uma vez que as terras eram devolutas.
Os empresários sustentam que têm as matrículas dos imóveis registradas em cartório e são os reais proprietários das terras. Um deles é Chico Simeão, empresário e suplente do senador Roberto Requião (PMDB). Chico entrou com pedido de anulação do ato do governo pois, segundo ele, houve fraude no processo de arrecadação.
Na ação, os empresários provam que a fazenda está registrada em seus nomes e que o Iterma partiu erroneamente do princípio de que não havia domínio particular sobre a área, isto é, não verificou que as terras possuíam registro anterior.
Entre as empresas beneficiadas com a arrecadação da propriedade, segundo os empresários reclamantes, está a Agrima Agricultura Indústria e Comércio de Calcário S/A (hoje se chama Nova Holanda). No período em que a arrecadação aconteceu, entre os anos de 1986 e 1990, Jorge Murad, esposo da ex-governadora Roseana Sarney era um dos sócios da empresa.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.