Fechar
Buscar no Site

Informes e Utilidade Pública

Prefeitura vai revitalizar Hospital da Mulher na área Itaqui-Bacanga

hospital3

A Prefeitura de São Luís vai revitalizar o Hospital da Mulher, localizado na Avenida dos Portugueses na área Itaqui-Bacanga, que há quatro anos está passando por um processo de sucateamento. A secretária adjunta de Saúde, Sílvia Cavalcante, e representantes de movimentos sociais organizados e da administração municipal realizaram mesa de debate nesta segunda-feira (18), para planejar o futuro do hospital.

“A partir da discussão com a comunidade vamos elaborar um plano de ações estruturantes para o Hospital da Mulher que possa ser executado a curto, médio e longo prazo”, esclareceu Silvia Cavalcante. De imediato a Secretaria de Saúde (Semus) vai melhorar a Central de Marcações de Consultas (Cemarc), que funciona dentro do Hospital da Mulher.

A melhoria do serviço vai evitar a formação de filas para marcar consultas. Também serão reiniciados dentro dos próximos dias os procedimentos cirúrgicos, suspensos desde o ano passado. Há 75 cirurgias agendadas desde 2012.

Inaugurado em 2007, o Hospital da Mulher emergiu numa crise profunda na gestão passada. O processo de sucateamento atingiu principalmente os equipamentos médicos, alvo de roubos. A constatação sobre o estágio de abandono da unidade de saúde foi constatado por uma equipe da Secretaria de Saúde e representantes dos movimentos sociais em visita técnica realizada em 14 de março. O levantamento, elencando os problemas acumulados na unidade de saúde, constituiu um relatório.

Além da secretária adjunta Silvia Cavalcante, participaram da primeira mesa de diálogo a coordenadora da Pastoral da Mulher, Dijé Fernandes, e o coordenador administrativo do Itaqui-Bacanga, José Ribamar Paeta, as representantes do Fórum da Mulher, Silvia Leite, e da Coordenadoria da Mulher, Laurinda Pinto.

A assistente social Silvia Leite, do Fórum da Mulher, que reúne 28 entidades, disse que lamenta o sucateamento do hospital durante os últimos quatro anos. “Então, nós organizamos o movimento e colocamos na programação do dia 8 de março, entre as atividades do mês, a audiência pública com representativa participação de lideranças e entidades sindicais. Nosso desejo era ter uma discussão”, reivindica.

A representante do Fórum da Mulher lembrou que fracassaram todas as tentativas de diálogos sobre o hospital na semana passada. Houve tentativa de realizar audiência pública sobre o tema na Câmara Municipal de São Luís, boicotada pelo gestor passado. Na mesa de diálogo, Silvia Leite enfatizou o índice de câncer de colo de útero, 36,86%, um dos mais elevados do país, segundo dados do Ministério da Saúde do ano passado.

Prefeitura de Ribamar implanta novas promoções para professores

Ribamar

Administração Gil Cutrim beneficiará categoria com outras ações, como concessão de novo reajuste salarial a partir de junho e implantação de gratificações para educadores que trabalham em locais de difícil acesso.

A Prefeitura de São José de Ribamar implantou novas promoções para professores da rede municipal de ensino. O benefício, previsto no Plano de Cargos, Carreias e Salários dos Profissionais do Magistério, implantado pelo prefeito Gil Cutrim (PMDB) em 2011, será pago já na folha de pessoal deste mês, cujos salários serão depositados no próximo dia 29.

Vale ressaltar que os professores que tiveram os pedidos indeferidos devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, cujo prédio fica situado na sede do município, para sanar eventuais problemas, como ausência de documentos.

A implantação das novas promoções faz parte das ações de valorização dos profissionais do magistério executadas pelo governo municipal. Integra, ainda, acordo firmado com a categoria, através do núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) em São José de Ribamar, no início do ano.

Além das promoções, a administração Gil Cutrim atenderá as seguintes solicitações dos professores: convocação, nos próximos meses, do restante dos aprovados e parte dos excedentes para o cargo de professor; implantação, a partir de abril, de gratificações para os educadores que trabalham em locais de difícil acesso (inclusive, os próprios sindicalistas foram convidados pelo governo municipal para participar da elaboração do decreto que estabelece o benefício); e concessão, a partir de junho, de novo reajuste salarial de 8% para categoria (em dois anos, a prefeitura concedeu dois reajustes salariais aos professores, sendo um de 15% e outro de 22%).

Com relação ao 14º salário (abono salarial, cujo pagamento, de acordo com a lei municipal nº 939/11, não é uma obrigatoriedade, podendo o município fazê-lo somente quando existir reserva de recursos – seja do Fundeb, do FPM ou do próprio tesouro municipal), a administração municipal está fazendo de tudo, junto ao Governo Federal, para reverter o quadro de perdas financeiras sofridas por São José de Ribamar e os demais municípios do Maranhão com o objetivo de pagar o benefício no fim do ano.

Prof. Lisboa visita desabrigados na Vila Apaco e vai cobrar providências

Lisboa

As 135 famílias da Vila Agrícola Apaco, localizada nas mediações da Cidade Operária, continuam alojadas em tendas da Defesa Civil Estadual e em barracos precários construídos por eles próprios. Os moradores tiveram suas casas destruídas e perderam tudo no temporal da madrugada do dia 13 de fevereiro, inclusive os documentos e até hoje continuam esperando dos órgãos públicos uma solução para o problema.

Na sessão realizada hoje na Câmara de Vereadores, o vereador Prof. Lisboa (PCdoB) mostrou sua preocupação perante a situação e convocou a todos os vereadores para irem ao local. O parlamentar pediu que a Câmara realize um trabalho itinerante e de forma urgente, exigindo uma solução por parte da prefeitura.

No domingo à tarde o vereador esteve no local e se sensibilizou com a situação dos moradores que sobrevivem sem nenhuma infraestrutura. Um barraco abriga um único fogão e uma geladeira responsáveis por alimentar quase 400 pessoas. A única água disponível no local está sendo doada pela comunidade.

O prof. Lisboa garantiu às famílias buscar apoio das secretarias de educação e saúde para garantir que as crianças possam voltar a estudar e que tenham o mínimo de acesso à saúde.

São 135 famílias, no total de 396 pessoas, entre elas 125 crianças, que estão sem escola. O temporal chegou de madrugada e atingiu as casas que eram de taipa e palha. Quando as famílias acordaram as casas já estavam alagadas e elas tiveram que abandonar tudo e saíram somente com a roupa do corpo. A maioria dos vereadores apoiou a iniciativa do vereador Prof. Lisboa para a realização de uma visita ao local e a exigência de uma intervenção urgente dos órgãos públicos para dar uma solução às famílias.

Ribamar Alves promoveu grande festa de aniversário de Santa Inês

Um dia perfeito. Com muita alegria, demonstração de fé, paz, harmonia e principalmente de amor pelo município de Santa Inês. Foi essa a análise dos que participaram das comemorações pelos 46 anos de emancipação do município. O prefeito Ribamar Alves e a primeira-dama, Luana Costa, foram os anfitreões e o ponto alto foi o corte do bolo de 46 metros. Confira todos os detalhes da festa no vídeo acima.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens