Informe JP, deste domingo
Deu no New York Times
Em matéria do último dia 31 de outubro, o respeitado jornal New York Times, por meio de seus jornalistas Jeré Longman e Taylor Barnes, ao analisar os níveis de violência e pobreza do Maranhão, retratados em um duplo assassinato ocorrido no povoado Centro Novo, município de Pio XII, assim se referiu ao grupo Sarney:
“Um vestígio do poder dos coronéis políticos permaneceu evidente no Maranhão, que teve a menor expectativa de vida, 68,7 anos e entre as mais baixas taxas de alfabetização de 26 estados do Brasil. Durante décadas, o Estado tem sido controlado pela família de um político chamado José Sarney, ex-presidente do Brasil. Sua filha, Roseana Sarney, é a governadora do Maranhão.
Junto com imensas propriedades de terra, a família é dona de um conglomerado de mídia e tem mantido o seu poder, enquanto enfrenta acusações de nepotismo, corrupção e a restrição de notícias e liberdade de imprensa.
Os Sarney têm “um bloqueio no Estado”, disse James Green, professor de história do Brasil na Universidade de Brown. Esse poder concentrado, disse ele, tem deixado muitas pessoas no estado se sentindo “dependentes, subservientes e abandonadas”.
Bolha imobiliária
O professor de finanças comportamentais da universidade de Yale, dos Estados Unidos, Robert Shiller, um dos ganhadores do Nobel de Economia deste ano, que em 2005 previu a crise imobiliária americana de 2008 e afetou toda a economia internacional, afirmou que o Brasil também estaria vivendo uma ‘bolha’ nos preços dos imóveis.
Em São Luís, com a promessa de instalação da refinaria da Petrobras em Bacabeira, viveu-se uma bolha sem precedentes nos preços dos imóveis. Apartamentos ao preço de 2, 3, às vezes R$ 4 milhões eram vendidos ainda na planta.
Quem embarcou nas ‘bolhas’ dos preços dos imóveis em São Luís, embalado na ilusão da refinaria da Petrobras, agora se vê com um grande mico nas mãos. Por aqui, a ‘bolha’ já espocou nos bolso dos ‘novos ricos’.
Dos dois lados do balcão
Dentre tantas aberrações existentes no Maranhão cultuadas há décadas, os contratos de publicidade do governo do Estado com o Sistema Mirante, que tem a própria governadora Roseana Sarney como sócia, é um exemplo de impunidade e enriquecimento com dinheiro público.
Segundo a bancada da oposição, ano após ano, Roseana Sarney, ao encaminhar a proposta orçamentária para o Poder Legislativo, aumenta as verbas destinadas para a comunicação, em detrimento de áreas sensíveis, como segurança pública, erradicação do analfabetismo, saneamento básico etc.
Para o deputado Rubens Júnior, a governadora consegue ser ao mesmo tempo devedora e credora de si mesmo, pois o Estado que ela governa paga verbas de publicidade para a empresária Roseana, sócia-proprietária do Sistema Mirante, maior credor das verbas de publicidades do governo do Estado.
Já não arde tanto
Com o ego inflado pela excepcional campanha do time do Sampaio Corrêa na série C do Brasileirão, o atacante Pimentinha, um dos ídolos da equipe, abandonou a ‘Bolívia Querida’ e assinou contrato com o São Caetano, que disputa atualmente a série B.
Agora, com a iminência do São Caetano ser rebaixado para a série C, e com o Sampaio Corrêa classificado para a Segundona do Brasileiro, Pimentinha deve voltar às origens na série C.
Demanda grande
Apesar de vários magistrados já mandados para casa, condenados por irregularidades nas suas funções, mais e mais juízes continuam sendo acusados e julgados por supostos atos irregulares.
Na sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da última quarta-feira, 06.10.2013, apenas os juízes Douglas Airton Amorim e Thales Ribeiro de Andrade tinham nada menos que dois processos cada um na pauta.
“Dia D”
Seis candidatos estão inscritos e vão disputar a presidência do PT-MA no Processo de Eleição Direta, que acontece hoje e que mobilizou a militância ao longo do período que antecedeu o dia da votação.
Estão inscritos Raimundo Monteiro, Augusto Lobato, Eri Castro, Henrique Sousa, Mundico e Rodrigo Comerciante. Um eventual segundo turno está marcado para o dia 24 de novembro.
O resultado é imprevisível, após a rejeição das quitações coletivas pela executiva nacional, mas existe o compromisso dos cinco candidatos que fazem oposição ao presidente atual se unirem num eventual segundo turno.
Nova interrupção
A Caema informou, ontem, que uma nova interrupção de energia no Sistema Sacavém está impedindo o bombeamento de água, ocasionando desabastecimento no Centro de São Luís e áreas adjacentes.
Também, que a falta de energia no Sistema Sacavém aconteceu às 20h desta sexta-feira (8), sendo que “a Cemar foi imediatamente acionada, mas o atendimento só ocorreu por volta da meia-noite, e ainda assim o serviço foi feito parcialmente”.
A retomada do abastecimento de água nas áreas atingidas depende do religamento total de energia elétrica no Sistema Sacavém, ressaltou a Caema, em nota encaminhada ontem à imprensa.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.