Informe JP
Te cuida, Gastão!
A emissora da família Lobão deu uma ajuda e tanto ao presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo. Neste sábado e domingo, a TV Difusora exagerou na exibição de inserções em que Arnaldo aparece felicitando todas as mãe do Maranhão pelo seu dia. Dia desses, foi a apresentadora Paulinha Lobão que fez rasgados elogios a Melo. Quem não deve ter gostado foi Gastão Vieira, que disputa com Arnaldo a condição de candidato a Senador do grupo Sarney.
Jogando pesado
Essa é quente. Com a adesão do prefeito Sebastião Madeira à pré-candidatura de Flávio Dino, nomes fortes do governo foram à Imperatriz fazer propostas indecorosas à Rosângela Curado, adversária de Madeira na último pleito municipal. Séria e firme em suas posições, Curado rejeitou todas e refirmou que permanece no grupo de Dino.
Chapa montada (I)
Confirmando o bom momento da oposição ao grupo Sarney, está praticamente montada a chapa majoritária para a disputa do governo e senado.
Flávio Dino, governador; Carlos Brandão, vice; Roberto Rocha, senador. Três partidos, três candidaturas presidenciais e uma sólida unidade para a principal batalha no Maranhão, que é aquela pelo Palácio dos Leões.
Pelo lado do governo, não está definido ainda quem será o vice de Edinho Lobão nem quem vais para a disputa do Senado. Fora isso, o grupo terá que superar, com Edinho Lobão, o desgaste forte do nome Sarney na opinião pública, devido ao longo domínio do grupo e uma visível vontade de mudança em todos os cantos do Maranhão.
Chapa montada (II)
A batalha eleitoral não será fácil, como nunca foi. Mas é inegável a enorme vantagem que a oposição tem, especialmente pela capacidade demonstrada até aqui de se unir acima de querelas da política local e mesmo da política nacional.
Há um objetivo sintonizado com o sentimento do povo maranhense: assegurar a alternância democrática no Maranhão, como outros estados fizeram e obtiveram ótimos resultados na administração pública.
Na seara oposicionista ganha muito destaque e importância o papel do PDT, que tem grande responsabilidade com os destinos do Maranhão e não será obstáculo, todos apostam, para confirmar a ampla unidade da oposição, condição indispensável para garantir a vitória tão almejada pelo povo maranhense. O povo quer mudança e os partidos e líderes oposicionistas estão demonstrando a necessária maturidade e competência para que se confirme a vitória que significará uma virada de página histórica no Maranhão.
Conduta vedada
O suposto uso do Palácio dos Leões para promover encontros eleitorais em prol do pré-candidato Edinho Lobão foi denunciado esta semana ao Supremo Tribunal Federal.
De acordo com a denúncia, os casos aconteceram ao longo do último mês, quando a assessoria de Edinho Lobão e jornais ligados a sua pré-candidatura deram ampla divulgação a seus encontros políticos dentro do palácio. Todo o material faz questão de registrar que Edinho tem tratado de sua pré-candidatura.
Segundo os advogados do deputado federal Simplício Araújo, autor da denúncia, o Palácio dos Leões tem sido uma “espécie de comitê de pré-campanha, com uso não apenas de salas, mas de servidores públicos, linhas telefônicas, materiais de expediente, entre outros.
“Só defendo o que acredito”
Após meses de especulação, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, oficializou sua presença no palanque de Flávio Dino e procurou esclarecer uma suposta dívida que teria com a governadora Roseana por conta da promessa de apoio nas eleições 2014 ao representante do grupo Sarney.
“Minhas posições são muito claras. Inicialmente fiz uma parceria institucional com a governadora; depois, política. O candidato era o Luís Fernando, e eu avisei: governadora, meu compromisso é apoiar o Luis Fernando”, disse o prefeito, para concluir:
“Se houver mudança, vou fazer uma reflexão. Houve mudança e não pude continuar no mesmo grupo apoiando outro candidato. Eu só defendo aquilo em que acredito. Se não acreditar não defendo e pago qualquer preço por isso”.
Semana produtiva
Para a assessoria do pré-candidato Flávio Dino, a semana foi extremamente proveitosa, sob todos os aspectos, principalmente pelos apoios recebidos.
Além da aliança com os tucanos, chancelada pelo presidenciável Aécio Neves, lideranças do interior do estado manifestaram solidariedade ao representante das oposições na sucessão estadual.
Antes da festa dos tucanos, Dino e Othelino Neto, ambos do PCdoB, reuniram-se com lideranças de Rosário, Bequimão, Turiaçu, Zé Doca e Bacabeira. Durante os encontros, foram apresentadas as realidades dos municípios e reafirmado o apoio ao projeto de mudança no Maranhão.
Mandato é de Bira
O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou a ação do suplente Valdinar Barros que reivindicava a perda do mandato do deputado Bira do Pindaré por suposta infidelidade partidária.
Valdinar reclamava na justiça o mandato de Bira desde o ano passado, após o socialista sair do PT praticamente expulso pelo presidente estadual Raimundo Monteiro.
Na época, Monteiro mandou uma carta para o deputado convidando-o a sair do PT, sem que sofresse qualquer dano ou perda do mandato. Mesmo assim, Valdinar foi à justiça. Perdeu.
PDT na aliança
Embora o partido ainda não tenha se manifestado sobre a participação na aliança de oposição, o pré-candidato Flávio Dino garantiu na festa de adesão dos tucanos que os pedetistas também estarão no seu palanque.
Falando para um auditório completamente lotado, Dino agradeceu a compreensão e enalteceu a responsabilidade do PDT com o Maranhão.
Lobinho tira TV de HC
Na relação política não existe consideração, compromisso imutável, fidelidade, afeto, gratidão. Essas coisas se restringem ao trato comum das parcerias humanas. Na política, sim, sobram ressentimentos, discórdias e vinganças. Uma vez abertas as cavidades que dão início à relação política dentro delas sempre restará algo que irá interferir no futuro. Pois bem, dia 8, quinta-feira passada, a direção da TV Difusora em São Luís, de propriedade do candidato a governador Lobão Filho (PMDB), comunicou à direção da TV Difusora Caxias a retirada do controle desta das mãos do ex-prefeito Humberto Coutinho (PDT), apoiador da pré-candidatura de Flávio Dino(PCdoB). As alegações são risíveis e se baseiam em “informações chegadas”, boatos melhor dizendo, à Difusora São Luís sobre uso do canal local para fins político-partidários. Não se cita Dino, mas o alegado beneficiário oculto do fim político na emissora tupiniquim é ele mesmo, claro. No geral é essa a justificativa da turma de Lobinho… Realmente, dá pra rir. Só faltou dizer que só pode fazer isso o próprio Lobão Filho.
Retaliação
Bom, volto ao começo do filosófico editorial da Coluna. Humberto Coutinho e o ministro Edison Lobão (PMDB) já trocaram muitas juras de amor. HC, inclusive, conseguiu o feito de ‘dar’ a Nice Lobão dez mil votos em Caxias, o que foi vital para a reeleição da famosa deputada federal pé-de-chumbo… Mas eis que o filho pródigo, Lobinho, entra em cena esbanjando a insustentável opulência de ser, o qual deve ter dado um murro na mesa antes de anunciar aos gritos que na Difusora Caxias HC não manda mais nada! Mas e Lobão pai? Ora, deve ter dado anuência para Lobinho cavar o fosso da separação. E se imagina que HC não irá pedir arrego ao ministro… (Por Jotônio Vianna, na coluna Caxias em Off)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.