Fechar
Buscar no Site

Informe JP

As cartas de Arnaldo Melo

0021Ninguém consegue esconder o clima tenso existente hoje por conta da sucessão da governadora Roseana Sarney logo após a renúncia dela ao cargo para se habilitar à disputa pelo Senado. As declarações de que tudo está normal e de que todo mundo está se entendendo em torno do projeto elaborado no Palácio dos Leões pretende apenas espantar esse clima.

Presidente da Assembléia Legislativa e já no sexto mandato de deputado estadual, é natural que Arnaldo Melo tenha a pretensão de disputar o cargo de governador em pleito interno cujos eleitores serão exatamente os seus pares. Além do mais, sente-se legitimado por ser um aliado fiel da governadora Roseana Sarney.

Mas Roseana Sarney e seu entorno pensam diferente e se movimentam para isolar Arnaldo Melo. Não vêem nele condições políticas de coordenar a sucessão e receiam que o próprio se anime a disputar a reeleição, caso seja agora escolhido para o mandato tampão. Em recente reunião com deputados estaduais, a própria governadora Roseana Sarney deixou claro que pretende eleger Luís Fernando indiretamente para ele tentar alavancar a candidatura, até aqui patinando.

Ou seja, para Arnaldo Melo está preparado um escanteamento injusto e humilhante. A pergunta que fica: ele aceitará? Político experiente, Arnaldo tem muitas cartas na manga e sabe que jamais terá outra oportunidade de ser Governador do Maranhão.

Gastronomia

Enquanto falta água no pote dos maranhenses, Roseana Sarney remarca a licitação para abastecer sua despensa com centenas de quilo de lagosta, caviar e campanhe Francês. Deve ser para preparação do Baile da Ilha Curupu dos Sarney ( algo em comum com o “Baile da Ilha Fiscal”, como ficou conhecida a última festa que a monarquia realizou antes da sua queda, em 1989, seis dias antes de ser proclamada a República).

Rejeição

Com a rejeição ao seu nome na eleição para o Senado cada vez mais aumentando, Roseana Sarney vê-se numa situação jamais imaginada para quem ocupa o Palácio dos Leões pela 4ª vez.

Sua rejeição chega a ser tão alta e irreversível que é mais provável que o secretário de infraestrutura, Luis Fernando, vença Flávio Dino numa disputa para governador do Estado, de que Roseana se eleger para o Senado. Uma missão quase impossível.

Sem alarde e eficiente

Aos poucos, de forma discreta e com muito trabalho e diálogo, o secretário de educação do município, professor Geraldo Castro, vai mostrando a que veio.

Sem exposição na mídia, sem confetes, sem alarde, Geraldo tem-se mostrado um gestor exemplar e rigoroso. Humilde no trato com as pessoas, sensível aos profissionais da educação, e uma gestão marcada pela honestidade e intenso trabalho, o secretário mostrou-se uma grata surpresa.

A culpa é do mordomo

Gil e LuisNinguém entendeu a estratégia do secretário de infraestrutura Luis Fernando, acusado de cometer uma série de irregularidades na prefeitura de Ribamar em convênios com a mesma SINFRA, de jogar a batata quente no colo de seu sucessor e aliado, Gil Cutrim.

Luis Fernando afirmou que pagou poucos de mais de 300 mil reais, e deixou o restante do dinheiro em caixa, coisa perto de uma dezena de milhões de reais, para ser tocado pelo sucessor. As obras não foram feitas. Quem ficou com o dinheiro, então? Te vira, Gil…

Vai sonhando

É nula a chance de o PSB vir apoiar a aventura da deputada Eliziane Gama de se lançar candidata governadora em outubro.

Com a possibilidade real de eleger um senador, e uma penca de deputados estaduais e federais, numa composição com Flávio Dino, na avaliação de analistas políticos, seria suicídio político o partido abrir mão desse projeto apenas para satisfazer o ego da deputada.

E no Maranhão, é sempre bom lembrar, em matéria de suicídio político, o monopólio pertence ao PT.

Ética decadente

Na campanha presidencial deste ano, com a manjada polarização PT/PSDB que já dura 20 anos, o distinto público estará livre de mais uma hipocrisia: o tal “discurso ético”.

Com o PT com todos seus manda-chuvas na penitenciária da Papuda, e o PSDB na iminência de ver os seus chefões a caminha de lá, todos por desvio de recursos públicos, fica difícil falar em ética na política.

Queimando óleo

refinaria-21

E a PETROBRÁS, hein…? de menina dos olhos dos governos petistas, campeã de lucros, passa agora à situação de antro de corrupção e propina nos tempos do presidente da estatal, de Sérgio Gabrieli, aquele que veio aqui com Lula & Sarneys lançar o engodo da refinaria de Bacabeira.

Segundo o jornal “Valor Econômico”, a SMB Offshore, empresa holandesa, teria repassado a título de propina a funcionários da estatal e intermediários, a bagatela de 139 milhões de dólares.

Programa de governo

Flávio Dino dá início nesta quarta-feira (19) a mais uma etapa do movimento Diálogos pelo Maranhão, com ações mais prolongadas em cada região. Desta vez, a caravana vai se dedicar ao Baixo Parnaíba durante quatro dias, começando quarta e finalizando sábado.

Dedicado exclusivamente ao Maranhão, Dino intensifica os trabalhos de construção de seu Programa de Governo, que será apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral em julho no registro oficial da candidatura.

Além de ouvir lideranças de todos os municípios e sistematizar suas sugestões, Dino e sua equipe também trabalham com especialistas para fortalecer o Programa de Governo. “A ideia é envolver o movimento da sociedade e os especialistas,” disse.

MIUDINHAS

• O secretário de Segurança Aluísio Mendes, pelo visto escapou ileso da crise no Sistema de Segurança, que mobilizou a opinião pública do país para o Maranhão.

• Tudo indica que só vai sair no prazo limite para tentar uma vaga de deputado federal pelo Maranhão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens