Informe JP
Clima quente
Os novos parlamentares somente tomam posse no dia 1º de fevereiro, mas a guerra nos bastidores já expõe divergências profundas entre o deputado Júnior Verde (PRB) e o primeiro suplente da coligação PCdoB, PDT, PSB, PSDB, Fernando Furtado, que assumirá o mandato no dia 02 de fevereiro, com o pedido de licença do deputado Bira do Pindaré para ocupar a Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Em entrevista, ontem, a um grupo de jornalistas que cobrem as atividades do Poder Legislativo, o ex-superintendente de Pesca no Maranhão Júnior Verde repudiou as acusações de Fernando Furtado, de que teria sido eleito para a Câmara Federal, junto com seu irmão Cleber Verde, com derrame de Seguro Defeso distribuído a supostos pescadores no interior do Maranhão, e chamou o acusador de ‘débil mental’.
Atualmente, segundo estimativa de Verde, há cerca de 150 mil pescadores vivendo do Seguro Defeso, e esse número poderia ter chegado a 1 milhão não fossem os critérios utilizados pela Superintendência no processo de seleção e distribuição de carteira de pescador.
Verde acusou Furtado de criar uma rede de sindicatos com parentes no interior do Estado e de incitar movimentos para afrouxar as regras para reconhecimento da condição de pescador dos interessados em conseguir o benefício.
Meus direitos
Ao deixar a presidência da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), Luiz Carlos Fossati recebeu R$ 300 mil de verbas rescisórias, apesar de ocupar cargo de confiança.
Ele pediu demissão em 23 de dezembro, antes da posse do novo governo. A empresa pública pagava indenização trabalhista para ocupantes de cargos comissionados, quando é direito só de concursados regidos pela CLT.
No dia 6, a Procuradoria-Geral do Estado determinou que ocupantes de cargos comissionados não têm direito a verbas rescisórias, “por serem estas incompatíveis com a precariedade da relação estabelecida em cargos de livre nomeação e exoneração”. Procurado, o ex-presidente da Emap não quis se manifestar. (Mônica Bérgamo – Folha de S. Paulo)
Rumo à Presidência
A decisão da executiva estadual do PMDB, de rejeitar a proposta de candidatura própria para a sucessão da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, defendida pelo deputado Ricardo Murad, e compor na chapa encabeçada pelo deputado Humberto Coutinho, na avaliação de observadores políticos, consolida a eleição do candidato apoiado pelo governador Flávio Dino, a poucos mais de uma semana para a realização do pleito.
Mesmo derrotados no confronto com Roberto Costa, que tem o apoio do senador João Alberto, Murad e sua filha Andréa mantêm esperança de reverter a situação na próxima reunião do partido. Caso não consigam, terão que se submeter à decisão da legenda de compor com a chapa com Humberto Coutinho.
Os parlamentares eleitos do PMDB devem reunir-se ainda hoje para definir quem fará parte da Mesa. Pelo critério utilizado por Humberto Coutinho, os cargos serão distribuídos de acordo com o peso de cada bloco.
Bloco PV/DEM
Os deputados Antônio Pereira, Edilázio Júnior e Adriano Sarney passaram toda a manhã de ontem trancados em gabinetes na Assembleia Legislativa discutindo e alinhavando a formação de um bloco de oposição ao governo de Flávio Dino, composto pelo Partido Verde e pelo Democratas.
Deverão compor o grupo, além dos três parlamentares que articulam a formação do bloco, Andrea Murad, Sousa Neto, Nina Melo e Roberto Costa. Pelo quadro que está sendo desenhado, tudo indica que a bancada do governo será composta por 35 parlamentares.
Liderança do PT
Os dois deputados eleitos pelo PT, Zé Inácio e Francisca Primo, chegaram a um acordo sobre a ocupação dos espaços no plenário da Assembleia Legislativa.
De acordo com o que foi acertado, Zé Inácio ocupará a liderança do partido, enquanto Francisca Primo, caso tenha espaço para o PT na chapa, terá seu nome indicado para compor a Mesa Diretora da Casa.
Apoio a Flávio Dino
A bancada do PT deve declarar apoio ao governo de Flávio Dino, a exemplo das correntes de esquerda, que, inclusive, participaram da campanha e já fazem parte da administração estadual
Os petistas também estão em conversações avançadas sobre a sucessão na Casa e bem próximos de declarar oficialmente apoio à candidatura de Humberto Coutinho à Presidência da Assembleia Legislativa.
Bancada liberada
O PSL liberou sua bancada para votar no candidato a presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho. A decisão foi tomada em encontro de quarta-feira (21), na residência do presidente estadual do partido, vereador Francisco Carvalho.
Segundo Carvalho, a decisão teve o respaldo de toda a executiva, a exemplo do vereador Isaías Pereirinha, de Chico Coelho, Ricardo Archer Filho, Nonato Aragão e demais lideranças do partido.
Com Edivaldo
A reunião do PSL serviu, entre outras coisas, para consolidar o apoio do partido à administração do prefeito Edivaldo Holanda.
Chico Carvalho destacou que, no âmbito municipal, a legenda vem dando total respaldo ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e que assim continuará.
Reunião
Na reunião da cúpula estadual do PMDB de quarta-feira passada, em São Luís, que tratou da posição dos peemedebistas sobre a candidatura de Humberto Coutinho a presidente da Assembleia, ficou clara a eficiência do deputado caxiense ao agir nos bastidores…
Tamancos
…Seu maior desafeto hoje no jogo da Assembleia, o ex-secretário de Saúde e deputado Ricardo Murad (PMDB), sofreu uma derrota humilhante, a ponto de o mesmo descer dos tamancos para entrar em duelo com o colega e correligionário Roberto Costa (PMDB)…
Fígado
…Murad agindo assim é a antítese atabalhoada, na qual faz oposição com o fígado e não com o cérebro… Antes o todo poderoso no Maranhão, Murad sequer se dá conta de que hoje está completamente isolado junto à filha Andréa Murad, pois seus correligionários já se acertaram com Humberto Coutinho…
Aliciamento
…Ao contrário de Murad, HC não é de trombar, mas de conciliar e aparar arestas… Parceiros e inimigos seus em Caxias sabem que HC trabalha à surdina e que não mede esforços no seu estilo de aliciamento político-partidário. (Jotônio Vianna [email protected])
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.