Fechar
Buscar no Site

Informe JP

Recursos do SUS não são creditados

Até o final da tarde de ontem, o Ministério da Saúde não havia creditado os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a 70% do Bloco de Média e Alta Complexidade para a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a Semus, o repasse estava previsto para a última terça-feira (16), pelo Ministério da Saúde (MS), mas até esta quinta-feira (18) não fora creditado.

O dinheiro é utilizado para o pagamento de despesas da rede municipal de saúde, como a gratificação dos servidores, manutenção de todas as unidades de saúde e o custeio dos prestadores do SUS – incluindo Hospital Universitário, Santa Casa, Clínica La Ravardière, entre outros. Os demais 30% dos recursos do SUS estão previstos para serem creditados pelo Ministério da Saúde entre os dias 2 e 5 de janeiro de 2015, informou a Semus em nota distribuída ontem à imprensa.

“Maranhão na vanguarda”

Apesar de todos os problemas do governo da sua filha, Roseana Sarney, que renunciou ao cargo de governadora antes da hora, o senador José Sarney não poupou elogios ao Maranhão, chamado de vanguarda, ontem, no seu discurso de despedida no Congresso.

“Esses números, sem dúvida, chocam, porque a nossa mídia escolhe sempre o Maranhão como um Estado que é exemplo para o Brasil de crescimento menor, quando, na realidade, ele está numa vanguarda bastante avançada”, disse Sarney.

Ação popular

O líder da oposição, deputado Rubens Pereira Júnior, deve ingressar, hoje, na justiça, com ações públicas para impedir a sangria nos cofres públicos nestes últimos dias que restam de mandato tampão.

O sinal de alerta acendeu após o secretário chefe da Casa Civil, Tatá Milhomem, ter enviado comunicado ao secretário da Fazenda, Akio Valente Wakiyama, convocando a secretaria para funcionar em tempo integral.

Segundo o ofício assinado por Tatá, o governador Arnaldo Melo convocou a secretaria para funcionar, nos próximos dias úteis, em turno dobrado, por conta “das muitas providências que têm que ser adotadas pelo Governo até o final do exercício”.

O arrependimento de Magno

O deputado Magno Bacelar externou, ontem, na tribuna, sua revolta contra a presidente Dilma Rousseff, a quem concedeu a Medalha Manoel Bequimão, maior honraria do Poder Legislativo Estadual.

Magno reclamou das ‘mentiras’ da presidente sobre a Refinaria Premium e afirmou que a única verdade que Dilma disse quanto esteve no Maranhão foi que a deputada Valéria Macedo é uma mulher muito bonita.

O parlamentar, que dava a alma pelo governo no plenário e se tornou folclórico pelos discursos hilariantes e sem nexo, também disparou as baterias para o Palácio dos Leões: “passei quatro anos defendendo o governo e nunca fui recebido por Roseana Sarney”, confessou.

‘Chega pra lá’

O deputado Marcelo Tavares, que acompanhava, atento, o discurso de Magno, diante da nova postura do parlamentar, observou: “Aconselho V.Exª a pedir de volta a medalha da presidente. Quanto a Roseana, romper com ela já fora do governo não tem graça”.

Nos bastidores do Poder Legislativo, os comentários são de que a intervenção de Marcelo Tavares sobre o arrependimento de Magno Bacelar, na realidade, foi um ‘chega pra lá’.

Governista de carteirinha, Magno disse, na semana passada, que seu lugar “é do lado do povo”, o que foi entendido como um recado de que pretenderia se aproximar do novo governo.

Diplomação

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) realiza, hoje, a diplomação do governador eleito, Flávio Dino; do vice Carlos Brandão, do senador eleito, Roberto Rocha, e de todos os parlamentares eleitos em 2014.

A cerimônia de diplomação será realizada às 16h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Além do governador e vice-governador, e do senador, serão diplomados 42 deputados estaduais, 18 deputados federais e o primeiro suplente de cada partido e/ou coligação. Ao todo, 80 candidatos que concorreram ao pleito de 2014.

Retorno?

O ex-secretário de Infraestrutura do Estado Luís Fernando foi muito aplaudido durante a cerimônia de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira pela Câmara Municipal de São Luís, na noite de sexta-feira, no auditório de Fiema.

No momento que Luís Fernando foi anunciado para receber a honraria, concedida pelo vereador Ivaldo Rodrigues, políticos, lideranças e convidados dos homenageados aclamaram o ex-secretário com uma duradoura salva de palmas.

O jornalista Jorge Vieira (JP) e o desembargador José Bernardo Rodrigues também foram agraciados com a comenda, concedida pelo vereador Pavão Filho.

Emendas de Cleide

A deputada Cleide Coutinho apresentou uma série de emendas ao Orçamento para o exercício de 2015 destinadas às suas bases políticas no interior do Estado, bastante perseguidas, segundo ela, pelo ex-governo de Roseana Sarney em função do apoio incondicional de Humberto Coutinho à candidatura de Flávio Dino.

Aliada de primeira hora do governo que inicia a partir de janeiro, Cleide está confiante que todas as suas emendas, inclusive as parlamentares, com benefícios para as suas bases de apoio, serão atendidas por Dino.

No Governo Roseana Sarney todas as emendas da deputada foram rejeitadas.

Esforço de Max

O presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Max Barros, fez ontem um esforço grande para comandar a sessão.

Com problemas na coluna, comandou os trabalhos em pé, mas aguentou firme até o final.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens