Informe JP
Longe daqui
Confirmando informação exclusiva divulgada pelo Colunaço do Pêta, meses atrás, o jornalista Lauro Jardim, editor da coluna Radar, da revista Veja, escreveu, ontem, em sua coluna online, que Roseana Sarney vai morar um ano nos Estados Unidos quando largar o governo do Maranhão.
Traições na base
O governo está mal com os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor, ambos tidos como aliados.
Sarney votou em Aécio Neves no segundo turno, como revelou um vídeo da TV Amapá. Presente nos palanques de Dilma na campanha eleitoral, Collor aplaudiu com entusiasmo o discurso de oposição feito por Aécio na quarta-feira, 5, no plenário do Senado. (Brasil Confidencial – IstoÉ)
Protegendo o consumidor
A Câmara Municipal aprovou e o prefeito Edivaldo Holanda deve sancionar, esta semana, projeto do vereador Pavão Filho que autoriza a Prefeitura de São Luís punir empresas operadoras de telefonia móvel que não prestarem serviço de qualidade à população.
A lei, que deverá entrar em vigor 90 dias após a sanção, estabelece que o Poder Executivo Municipal somente expedirá Alvará de Funcionamento para operadoras de serviços de telefonia móvel, no município de São Luís, que apresentarem certidão expedida pela Anatel, de que estão cumprindo o que determina a Resolução 575/2011, na Agência Nacional de Telecomunicações.
Para proteger o consumidor, o Poder Executivo, conforme manda a lei, estabelecerá parceria com a Anatel, por meio de sua gerência em São Luís, que deverá informar através de relatório mensal as empresas que não estão cumprindo com suas obrigações no que diz respeito a qualidade dos serviços prestados. Constatado que não está sendo prestado serviço de qualidade, a Prefeiturs tomará as providências visando a suspensão dos serviços da operadora no município, até que seja normalizado o problema. Caso contrário, a empresa ficará proibida de operar na capital.
Sem saber
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, continua sem saber se vai ou quando vai assumir o comando do estado, caso a governadora Roseana Sarney decida renunciar para não passar a faixa governamental a Flávio Dino.
Nos corredores do Palácio dos Leões são fortes os comentários de que Roseana teria desistido de renunciar ao cargo antes em favor do presidente da Assembleia Legislativa.
Se confirmado o que os assessores do Palácio dos Leões andam falando, ela mesma passará a faixa ao futuro governador.
Apelo de Arnaldo
Na reunião que teve com os deputados, na última quinta-feira, Arnaldo Melo fez um apelo no sentido de que os parlamentares compareçam às sessões para votar as matérias que estão na ordem do dia.
A oposição, comandada pelo deputado Rubens Júnior, observou não ter nada contra a deliberação das proposições, mas advertiu que todas as vezes que forem colocadas em votação matérias que possam comprometer a futura administração, vai obstruir a pauta retirando-se do plenário.
Lula quer três ministérios
O ex-presidente Lula quer participar pessoalmente da indicação de pelo menos três ministros que irão compor o novo governo de Dilma.
Lula está empenhado em apontar os nomes para Fazenda, Educação e Cidades. Ele avalia que as pastas serão fundamentais para alavancar programas que são importantes para o seu projeto político em 2018.
Durante encontro com Dilma, nesta semana, em Brasília, Lula falou indiretamente sobre a importância desses ministérios para o futuro governo e recebeu o aval da presidente para acompanhar de perto iniciativas e resultados. Nos quatro primeiros anos de seu mandato, Dilma se incomodou muitas vezes com as interferências de Lula. Agora, dizem aliados do ex-presidente, Dilma sabe que seu padrinho político precisa preparar o terreno caso queira concorrer ao Planalto de novo.
Não colou
Frazão Oliveira, dirigente da Força Sindical no Maranhão, ardoroso defensor do candidato do grupo Sarney na sucessão estadual nas redes sociais de internet e que atacava sem dó o prefeito Edivaldo, acredite, resolveu fazer abaixo assinado com outras centrais sindicais para indicar o secretário de Trabalho do futuro governo de Flávio Dino.
Diante da lista tríplice oferecida ao novo governo, um dos dirigentes da coligação Todos pelo Maranhão não resistiu: “era só o que faltava! Adversário se achar no direito de indicar secretário”.
Já o governador eleito simplesmente ignorou e anunciou o presidente estadual do PDT, Julião Amim.
MIUDINHAS
• O governador eleito, Flávio Dino, retoma, essa semana, divulgação de mais nomes para o futuro secretariado.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.