Fechar
Buscar no Site

Informe JP

Roseana cria comissão para repassar informações à equipe de transição

Por meio do Decreto no 30.400, de 22 de outubro, a governadora Roseana Sarney criou comissão que terá a atribuição de prestar informações à equipe de transição indicada pelo governador eleito, Flávio Dino.

A comissão é formada pelos secretários Anna Graziella (Chefe da Casa Civil, coordenadora da Comissão), João Bernardo Bringel (Seplan) e Marcos Fernando Fontoura dos Santos Jacinto (Segep), além da procuradora-Geral do Estado, Helena Maria Cavalcanti Haickel, e do advogado da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Saúde, Márcio Gonzalez Leite.

De acordo com o decreto, as Secretarias de Estado criarão, por ato próprio, comissão com a finalidade de reunir as informações, as quais serão enviadas à Casa Civil para efeito de compilação, organização e fornecimento à equipe do Governo de Transição.

Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação, a orientação da governadora Roseana Sarney é no sentido de que a transição do Governo do Maranhão transcorra com tranquilidade e total transparência, com o repasse de todas as informações que forem solicitadas.

Encontro da base

Parlamentares eleitos pelos partidos que formaram a coligação Todos pelo Maranhão reuniram, ontem, num almoço para iniciar as discussões sobre o papel que a bancada terá no governo que toma posse em 01 de janeiro de 2015.

Os dezesseis parlamentares compareceram à reunião convocada pelos secretários Márcio Jerry e Marcelo Tavares com o objetivo de promover uma interação da futura bancada e conversaram sobre outros temas de interesse do futuro governo de Flávio Dino.

Renúncia

O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, ao ser questionado, ontem, sobre a possível renúncia da governadora Roseana antes de encerrar o mandato e sua consequente posse no comando do estado, disse que, se for o caso, vai ver primeiro o que vão deixar para depois tomar a decisão.

Segundo Melo, a governadora manifestou a ele o desejo de renunciar ao mandato no início de dezembro. Depois disso, segundo ele, nunca mais voltaram a tratar do o assunto.

Complicado

O deputado Roberto Costa prevê a formação de um pequeno bloco de oposição ao futuro governo de Flávio Dino, mas não sabe informar quantos participarão.

O parlamentar advertiu, no entanto, que a dificuldade é decorrente do esfacelamento do grupo Sarney.

Ao ser provocado a revelar nomes, Costa conseguir listar ele próprio, Andrea Murad e Costa Neto, mas advertiu que o bloco será composto, no máximo, por seis deputados.

Em tramitação

Já está em fase de tramitação na Comissão de Orçamento do Poder Legislativo a proposta orçamentária do Poder Executivo para o exercício de 2015.

O relator da matéria, deputado Roberto Costa, acredita que será votado até a primeira quinzena de dezembro.

Costa adiantou que, se for necessário, serão feitos os ajustes para evitar problemas ao novo governo.

Rapidinha

Os parlamentares eleitos e reprovados nas urnas, pelo visto, ainda descansam da batalha pelo voto e parecem poucos dispostos a tratar sobre os assuntos que estão na ordem do dia.

Ontem, por exemplo, nenhum deputado se dispôs a usar a tribuna. A sessão foi vapt-vupt e só deu tempo do presidente anunciar a transcrição abaixo.

“Não há orador inscrito no pequeno expediente. Ordem do dia. Não há quórum para deliberação do plenário. Não temos orador inscrito no primeiro tempo do Grande Expediente. Horário destinado aos Partidos ou Blocos: Bloco Parlamentar pelo Maranhão. Bloco Parlamentar de Oposição. PDT/PSDB. Bloco Democrático Progressista. Bloco Democrático. Bloco União Democrática. Expediente Final. Não há orador inscrito. Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente Sessão”.

Amigo do rei

Além do vereador Adelmo Soares, que pleiteia a Secretaria de Esportes no governo Flávio Dino (PCdoB), havia outros aliados palacianos de coturno alto em Caxias que também sonhavam em ir para a capital maranhense… Mesmo em sua maioria sabedores de como as coisas funcionam na política e da dificuldade que o governador eleito teria para contemplar todos os que compuseram o seu exército na luta contra o clã Sarney, os caxienses pareciam acreditar que o deputado eleito Humberto Coutinho (PDT) abocanharia para si a ‘metade’ das indicações do novo staff estadual. (Jotônio Vianna)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens