Informe JP
Liderança folgada, a 50 dias do pleito
A menos de 50 dias das eleições, Flávio Dino continua com uma folgada liderança e em condições reais de vencer ainda no primeiro turno. É o que revela a pesquisa do Instituto Exata realizada para a TV Guará e divulgada ontem. O candidato oposicionista aparece com 56% das intenções de votos, 30 pontos à frente de Lobão Filho, que tem 26%.
Considerados apenas os votos válidos, Dino tem 65% das intenções de votos contra 31% dados a Lobão Filho. No índice de rejeição, é grande também a diferença favorável a Dino. Ele tem 16% de rejeição e Lobão Filho, 39%. “É um quadro de difícil reversão, sim, mas ainda é cedo para apontar uma tendência definitiva, o que só ocorrerá após pelo menos dez dias da propaganda no rádio e tv”, aponta o relatório analítico da pesquisa.
O quadro dá sinais de estabilidade. Há cerca de 20 dias o mesmo instituto divulgou pesquisa em que Flávio Dino apareceu com 54% e Lobão Filho com 25%. Os demais candidatos têm pontuação que, somada, não chega a 5%.
Na próxima terça-feira começa o horário eleitoral no rádio e na tv. As atenções então se voltarão para o chamado palanque eletrônico. Se nada de extraordinário acontecer, o Maranhão caminha para uma eleição histórica em que um grupo liderado por uma expressão da nova geração política derrotará o mais antigo grupo político hegemônico no Brasil.
Prestígio político
A falta de apoio político reclamado por alguns candidatos à eleição proporcional está sobrando para Roberto Costa. O parlamentar deu uma demonstração de força ao reunir no lançamento oficial de sua candidatura, na última sexta-feira, na Praça da Saudade, os principais caciques do PMDB maranhense.
Estiveram presentes os senadores José Sarney e João Alberto, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, além de vereadores e prefeitos de várias regiões do estado. A governadora Roseana Sarney, segundo a assessoria do candidato, não compareceu porque estava viajando.
“Eu estou aqui, mais uma vez, em um palanque político, fazendo aquilo que fiz a vida toda: lutar pelo povo. Fiz questão de prestigiar o lançamento da campanha do meu amigo, que tem um futuro promissor na política, principalmente se continuar seguindo esses seus princípios morais. Roberto Costa tem a força de um grande líder e as características dos políticos revolucionário do nosso país”, disse José Sarney.
Prioridade de Flávio
O candidato a governador, Flávio Dino, deu prioridade ao cumprimento de sua vasta agenda no interior do estado e deixou de comparecer à sabatina na Rádio Mirante AM.
“Armaram um ringue para tentar constranger o candidato. Preparam perguntas imorais e se prepararam para o espetáculo, mas quebraram a cara. Conhecedor das artimanhas do grupo adversário, Dino deixou a turma da Rádio Mirante falando sozinha”, justificou a assessoria do candidato.
Motivos de ausência
O advogado da coligação “Todos pelo Maranhão, Carlos Lula, enumerou em sua página no Facebook, de forma mais detalhada, as cinco razões que levaram o candidato Flávio Dino e desistir do debate da Rádio Mirante.
Segundo Lula, “houve desrespeito às regras estabelecidas desde as primeiras entrevistas, quando repórteres e candidato, em vez de discutirem propostas, tiveram apenas um tema: agredir Flávio Dino”.
Greve política (I)
O movimento grevista de um pequeno grupo de professores de São Luís está servindo de munição para discursos dos candidatos da coligação “Pra Frente Maranhão” no interior do estado.
O candidato Gastão Vieira, durante comício em Matões do Norte, na última sexta-feira, não economizou ataques à administração municipal. “Falar de mudança é fácil, difícil é mostrar.
Em São Luís, dezenas de professores em greve há 80 dias invadiram a prefeitura e foram algemados”, discursou Gastão.
Greve política (II)
Pior é que Gastão Vieira, um político que sempre mostrou coerência e equilíbrio, sabe que é tudo armação de integrantes do seu próprio grupo que possuem controle sobre a presidente do sindicato, hoje necessitada de evitar um escândalo em sua gestão. Só que a campanha ‘fala mais alto’.
A bem da verdade, os 45 professores que tentaram invadir o prédio da Prefeitura seriam obrigados a ‘desarmar a barraca’ que montaram em frente ao Palácio de La Ravadiere.
No entanto, permaneceram no local porque, segundo informações de um secretário municipal com trânsito no gabinete, o prefeito Edivaldo pediu que fosse revista a decisão judicial.
Madeira repudia
O prefeiro de Imperatriz, Sebastião Madeira, mostrou-se chocado com as “cenas de violência e barbárie protagonizadas por homens do Corpo de Bombeiros” contra alunos, menores de idade, da Escola Municipal Maria das Neves Marques de Souza, daquele município, que se encontravam em São Luís participando dos Jogos Escolares Maranhenses.
Em nome da população de Imperatriz, Madeira repudiou “veementemente” tal atitude, considerando-a “repugnante e indigna daqueles que, em tese, deveriam zelar pela segurança da população”.
Solidário aos estudantes brutalizados e às famílias, o prefeito deixou o seu registro em nota pública que o JP publica na última página desta edição, como parte da matéria sobre os fatos lamentáveis que envolveram bombeiros maranhenses e estudantes imperatrizenses.
Homenagem a Campos
Os candidatos majoritários da coligação ‘Todos pelo Maranhão’, Flávio Dino e Roberto Rocha, participaram sexta-feira de um culto ecumênico em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, que morreu em um trágico acidente aéreo, na última quarta-feira.
Emocionado, Rocha lembrou a importância de Campos para o povo de Pernambuco, para os brasileiros, e para o PSB, partido que comandava nacionalmente.
“O Brasil sente muito a partida prematura de Eduardo Campos. Perdemos um farol que iluminava os militantes do partido”, declarou Roberto Rocha.
MIUDINHAS
• Dando sequência às suas atividades de campanha, o candidate a deputado, Joãosinho Ribeiro, realize, amanhã, mais uma edição dos “Diálogos Criativos”, desta feita abordando o tema “Cultura Digital, Audiovisual e Comunicação Pública em um Maranhão de Todos Nós”.
• Os “Diálogos Criativos” iniciaram com o tema Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura, e acontecem a cada segunda-feira, a partir das 18 horas, na sede municipal do PC do B, localizada na Rua do Norte, 228, em frente a Praça da Alegria.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.