Informe JP
Severino Sales fala sobre convenção do PRP
O PRP realiza no próximo dia 30 (segunda-feira) sua convenção estadual. O evento ocorrerá na sede do partido, no bairro do São Francisco, em São Luís. De acordo com o presidente estadual da legenda, Severino Sales, o ato definiu os nomes dos candidatos a deputados estaduais e federais para as eleições de outubro e oficializará apoio a chapa de Lobão Filho a governador.
Sarney e Roseana fora da política
Primeiro foi a filha Roseana, que, depois de vários mandatos – deputada federal, senadora e governadora do Maranhão – anunciou, em abril, que não disputará as eleições de 2014. Agora, foi o pai, o senador José Sarney. Após 56 anos ocupando cargos públicos, Sarney anunciou, na tarde desta segunda-feira, que não disputará as eleições deste ano. O anúncio foi feito durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao Amapá – estado pelo qual Sarney foi eleito desde que deixou a Presidência da República. Na chegada à capital Macapá, José Sarney enfrentou uma onda de protestos e vaias, ao lado da presidente Dilma, durante a sua participação na inauguração de residências do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
“Essa decisão já estava tomada, comuniquei isso ao meu partido na semana passada. Entendo que é chegada a hora de parar um pouco esse ritmo de vida pública que consumiu quase 60 anos de minha vida e afastou-me muito do convívio familiar,” declarou em nota enviada à imprensa.
Eleito deputado federal em 1958 pelo Maranhão, José Sarney ocupou diversos cargos públicos – como governador do Maranhão, presidente da República a senador pelo estado do Amapá. Ao deixar o Palácio do Planalto, Sarney passou a disputar eleições no Amapá.
Nos últimos dias, o noticiário nacional anunciou movimentação para a articular a reeleição de José Sarney ao Senado. A nota emitida após os protestos também revelou a opinião do senador a respeito das manifestações contra sua participação na solenidade de entrega das residências. Sarney atribuiu as vaias e o “Xô Sarney!” ao acirramento da proximidade da campanha eleitoral e de organização de seus opositores.
Soliney delegado
O prefeito de Coelho Neto, ex-deputado estadual Soliney Silva, será o delegado do PRTB junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e responsável pela condução de toda a articulação política da legenda, antes e durante o período eleitoral.
A missão foi dada a Soliney, presidente de honra da legenda, pelo presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix, após reunião, semana passada, na sede do diretório nacional, em São Paulo.
Caberá a ele a responsabilidade de aumentar a representatividade do partido na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
Pode mudar?
A direção estadual do PRTB vai tentar convencer os deputados Stênio Resende e Carlos Filho e desistirem da reeleição e se candidatarem a deputado federal.
De acordo com a resolução nacional 005/2014, do PRTB, deputados estaduais de mandato poderão ser indicados para a disputa de federal, a fim de fortalecer a nominada do partido e garantir, assim, a representatividade na Câmara Federal.
Em contato com a coluna, o deputado Stênio Resende ressaltou que já conversou com o prefeito Soliney e falou a ele da impossibilidade de atender o convite da direção nacional. O parlamentar se comprometeu, no entanto, a trabalhar com o grupo para eleger um dos representantes do partido que disputarão a eleição para Câmara Federal.
Arrumação
O PPS estaria disposto a abrir mão de reivindicar a primeira suplência de senador na chapa de Roberto Rocha em favor da ex-candidata a prefeita de Imperatriz, a pedetista Rosangela Curado.
Segundo um dirigente do partido, a indicação da líder tocantina resolveria o problema do PDT e abriria as bases da região para o Pastor Porto.
Curado, no entanto, não aceitou a proposta e manteve a candidatura a deputada federal.
Coerência
O presidente estadual do PDT, ex-deputado Julião Amim, e o ex-prefeito de Timon Chico Leitoa, segundo depoimentos de militantes do partido, tiveram papel fundamental na manutenção da legenda no campo da oposição. Segundo Julião, o assédio foi grande. Ele explica que “ofereceram todas as facilidades, mas como nós fomos criados para combater esse pessoal resistimos firmes, pois se nos deixássemos levar pelo canto da sereia, como é que poderíamos nos olhar no espelho”?
Nada definido
Faltando apenas três dias para a realização da convenção estadual, os partidos ligados ao governo ainda não definiram quem serão os candidatos a vice-governador e os dois suplentes de senador. O deputado Vitor Mendes está em campanha declarada para assumir a condição de vice-governador e abrir mão da reeleição em favor da mãe, que quer ser candidata a deputada estadual, mas enfrentaria resistência. Líderes da centro sul do Maranhão, tendo como porta voz o deputado Rigo Teles, acreditam que Mendes contribuiria muito pouco ou quase nada para a campanha do candidato do grupo Sarney, e querem um nome da região.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.