A importância de uma candidatura própria para o PCdoB em Pinheiro
A multidão que lotou a sede do Sindicato dos Pescadores de Pinheiro, no último sábado (4), não deixa dúvidas da representatividade alcançada por Leonardo Sá na cidade. Na oportunidade, ele deu a largada na “Diálogos por Pinheiro” e lançou oficialmente a sua pré-candidatura.
Mas além de um simples lançamento, a pré-candidatura e futura candidatura de Leonardo Sá figura como uma possibilidade ímpar de equacionar forças dentro do projeto político hoje encabeçado por seu grupo. Como bem lembrou o colega Garrone, em sua postagem feita ontem (5), o PCdoB apoia indicados de outras legendas nos municípios de maior densidade eleitoral, como é o caso de São Luís, Timon, Caxias e Imperatriz, em detrimento de uma candidatura própria.
Isso significa um novo modelo de fazer política, um modelo democrático e republicano, mas que deve estar atento ao equilíbrio quanto à divisão dessas futuras candidaturas, uma vez que não equacionada de forma coerente, pode implicar em sérias complicações para o próprio grupo, não somente para eleições, mas, principalmente, para a continuidade do desenvolvimento e transformação do Maranhão, iniciado pelo governador Flávio Dino.
A futura candidatura de Leonardo Sá, a meu ver, constitui a legítima representação e garantia de continuidade do modelo de fazer política proposta por Flávio Dino, frente ao modelo enraizado por Filuca Mendes, atual prefeito de Pinheiro, e todo o legado oligárquico da família Sarney, que ainda tem sobrevida por lá, como pode ser notado ao andarmos nas ruas esburacadas, esgoto a céu aberto, escolas funcionando precariamente, população sem oportunidades de trabalho, etc.
O EVENTO
Pode ser notada a presença maciça de lideranças políticas estaduais, como: o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB); os deputados estaduais: Othelino Neto (PCdoB), Rogério Cafeteira (PSB), Josimar de Maranhãozinho (PR) e o suplente e presidente do Sindicato de Pescadores de Pinheiro, Fernando Furtado (PCdoB).
Além deles, outras autoridades políticas enviaram mensagens de apoio a Leonardo Sá, como o presidente estadual do PCdoB, secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry; o deputado e secretário de Desenvolvimento Social Neto Evangelista (PSDB); o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB); e o presidente estadual do PDT, Weverton Rocha. Diversas lideranças municipais, como pré-candidatos e vereadores de mandato também declararam adesão ao projeto político encabeçado por Leonardo Sá. Ana Paula Lobato (PDT) também esteve presente no evento. Atualmente ela está cotada para concorrer como vice na chapa de Leonardo.
A FORÇA
Com todos os apoios já reunidos até agora, Leonardo Sá caminha para ter a maior coligação destas eleições (com a composição de 8 partidos PCdoB, PSB, PSC, PDT, DEM, PTC, PR e PEN), em Pinheiro. Além da grande força e prestígio político demonstrado por Sá, isso significa aumento do tempo de TV para o comunista.
Uma mensagem enviada por Neto Evangelista também já demonstra sinalização positiva do PSDB para o projeto encabeçado por Leonardo Sá, outra variante muito forte dentro do município.
NOVA CAMINHADA
Leonardo Sá falou da nova caminhada e pediu confiança aos pinheirenses. “Estou aqui olhando nos olhos de cada um de vocês e quero pedir confiança. Eu tenho um desejo em mim de ver essa cidade diferente, uma cidade que respeita a todos, uma cidade que o pinheirense tenha orgulho de sair de casa e que, na sua rua, em vez de buracos, tenha asfalto. Uma cidade que na qual os jovens não precisem se deslocar porque não têm oportunidades de emprego. Uma cidade que não tenha esgotos a céu aberto, que prejudicam a saúde da população, principalmente de crianças e idosos. Eu me coloco à disposição de vocês para fazer diferente. Para que a gente possa fazer de Pinheiro um município melhor para todos”, disse.
O deputado Othelino Neto, vice-presidente da Assembleia Legislativa, destacou a capacidade administrativa de Leonardo Sá. “Essa competência que tivemos no Hospital Dr Jackson Lago, essa forma de administrar que nós queremos apresentar para a cidade de Pinheiro. Uma forma de administrar decente, tratando todo mundo com carinho e respeito. Leonardo Sá é pré-candidato a prefeito para tirar Pinheiro da UTI em que ela se encontra hoje. Leonardo Sá, além das qualidades, tem um grupo político forte, aqui representado por este grande palanque e também pelo apoio e simpatia, e vai ter a parceria quando for prefeito, do governador Flávio Dino”, afirmou.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.