Fechar
Buscar no Site

Imagens da semana

Imagem: Honório Moreira

Por Edivaldo Holanda Júnior
Escreve artigo publicado aos domingos no Jornal Pequeno.

A “imagem da semana”, como se costuma destacar jornalisticamente é, sem dúvida, a da interdição do Aterro da Ribeira. Com o feito, São Luís se posiciona de maneira diferenciada no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mais do que isso, evolui em matéria de consciência e prática ambiental.

O prazo para os municípios atenderem aos preceitos da Lei Nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi estendido até 2018, constatada a dificuldade de milhares de municípios brasileiros na sua efetivação. Mas, São Luís consegue neste momento cumprir a determinação e avançar ainda mais com medidas que estão sendo implementadas no setor. Para tanto, as campanhas de educação ambiental e releitura do lixo, bem como a implantação de pontos de apoio e fomento às cooperativas de catadores haverão de ser fortalecidas.

No Aterro da Ribeira, eram descartadas cerca de mil toneladas de resíduos diariamente. A partir de agora o descarte será feito em uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR), aterro construído com uma engenharia sofisticada e o único licenciado até então para tal atividade no Estado. A Central está instalada no povoado Buenos Aires, município de Rosário, a 60 quilômetros de São Luís.

Em paralelo, caminhamos com a execução do novo “Plano de Limpeza Pública de São Luís”, algo estrategicamente pensado e elaborado, que redesenhou todo o serviço na capital. Por meio dele, sinalizamos o incremento de equipes de trabalho na limpeza pública para toda a cidade, com a contratação de 600 novos agentes que estão atuando diariamente em serviços de capina, roçagem, raspagem e pintura de meios-fios. Viabilizamos também a investimento em novos equipamentos para o serviço, que permitiram otimizar todo o regime de coleta pelos bairros.

Mas, a semana também nos permitiu verificar outras ações na área da infraestrututura e serviços públicos, a partir de intensa agenda cumprida. Diante de muitas frentes de obras lançadas nos últimos meses, partimos esta semana para uma agenda itinerante, verificando de perto o andamento dos serviços em vários pontos da capital. As visitas nos permitem conversar com a comunidade e colher suas impressões sobre o que está sendo feito. Este é um exercício que considero essencial para chegarmos ao que se espera em termos de melhoria da qualidade de vida das pessoas. Missão da qual não podemos recuar diante da legitimação que nos foi dada e que buscamos honrar com trabalho, responsabilidade e fé em Deus.

As obras vistoriadas têm como objetivo primordial melhorar a mobilidade urbana em nossa cidade, questão que têm nos exigido uma atenção especial. Nesse sentido, acompanhamos inicialmente as obras de drenagem e pavimentação asfáltica que estão sendo executadas nos bairros do Jardim São Cristóvão, Tirirical e Cidade Operária, obras que felizmente já estão em processo adiantado de execução. Estruturantes e de grande importância, as intervenções haverão de solucionar problemas históricos de alagamentos e de infraestrutura nesses locais.

A ausência de drenagem nessa área comprometia demasiadamente tanto a mobilidade urbana como o desenvolvimento do comércio local. Com a execução desses serviços, teremos melhorias significativas nesses aspectos e todo o sistema viário será também beneficiado, considerando que o trânsito na região vai será reordenado, proporcionando melhor fluidez nas avenidas Santos Dumont, Lourenço Vieira da Silva e Guajajaras.

Também encontram-se em curso outras obras para melhorar a infraestrutura urbana da capital, a exemplo da drenagem profunda na Rua Coronel Eurípedes Bezerra (Turu), Rua Coronel Eliodoro (Vicente Fialho), Avenida Mário Meireles (Lagoa), canais do Cohatrac/Cohab e Renascença, entre outras, além dos serviços de requalificação de vias urbanas realizados em vários bairros.

Acompanhamos os serviços de requalificação asfáltica na Cidade Operária, beneficiada com o programa “Mais Asfalto”, fruto de parceria celebrada com o governo do Estado. As obras acontecem em ritmo acelerado na Unidade 205, além de mais 100 ruas e avenidas do bairro que estão sendo contempladas, em uma extensão total de 42,13 quilômetros de malha viária da região. Na Vila Palmeira, em mais um dia de vistorias técnicas, confirmamos que o novo asfalto já chega a vias como a rua do Cema, Nossa Senhora da Conceição, Dom Pedro I e São Jorge, além de várias outras.

Demos ainda sinal verde para uma importante obra de drenagem e pavimentação no bairro do São Bernardo, atendendo a um dos maiores e mais antigos anseios dos moradores da região, que há anos convivem com problemas de alagamento e buracos. Tivemos a alegria de nos reunir esta semana com os moradores para consensuarmos o início das obras.

A presidente da associação, Vanda Regina Lisboa, falou em nome dos presentes e não conteve a emoção durante seu pronunciamento. “Estou muito nervosa, porque hoje está chegando ao fim uma luta de muitos anos, que era ver essas obras chegando em nosso bairro. Estou no meu segundo mandato de presidente da associação e esta é a primeira vez que vejo um prefeito vir aqui”, disse.Lá os serviços de drenagem com a implantação dos dutos serão realizados ao longo das ruas e todas as vias terão pavimentação asfáltica totalmente requalificada. Uma conquista para as famílias que ali vivem.

Em pouco mais dois meses, foram implantados na cidade cerca de 50 quilômetros de asfalto, beneficiando a mais de 25 bairros e localidades. A meta é encerrar 2015 com aproximadamente 250 km de vias urbanas requalificadas, além das outras que serão estruturadas, como as novas Interbairros.

A semana encerrou, portanto, com importantes resultados que só validam o sentido e a dimensão do trabalho empreendido. Vamos em frente. Mãos à obra, por São Luís.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens