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Ideb saltou de 2,8 com Roseana para 3,1 no governo Flávio Dino

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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Maranhão retrocedeu durante os governos de Roseana Sarney. Conforme o gráfico acima, o Ideb do estado começou a melhorar no governo José Reinaldo, avançou no governo Jackson Lago e despencou durante as gestões da filha do ex-senador José Sarney.

Já no governo Flávio Dino, o Ideb deu um salto para 3,1. Os investimentos desde os primeiros dias de gestão com foco na melhoria da educação elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Maranhão em 2015, no Ensino Médio, retirando o estado da penúltima posição que ocupava em 2013 e colocando-o em patamar de destaque no ranking nacional, como o segundo da federação que mais cresceu neste nível ensino. O resultado do Ideb 2015 foi divulgado no último dia 8, pelo Ministério da Educação.

No comparativo das gestões de Roseana com Flávio, o Ideb do estado elevou de 2,8 para 3,1, atestando o fracasso do governo da oligarquia Sarney e comprovando os avanços do novo modelo de governar focado no desenvolvimento econômico e social implantado por Dino.

IDEB

O Ideb serve como termômetro para monitorar a qualidade educacional e o impacto das políticas direcionadas à educação pública.

A política educacional adotada pelo Governo do Maranhão, denominada de ‘Escola Digna’, que vai além da substituição de escolas de taipa por estruturas de alvenaria, com ações de fortalecimento do ensino fundamental e médio, focando na qualidade do ensino e da aprendizagem, foi decisiva para o crescimento do Ideb.

Entre as ações destaca-se a substituição de escolas de taipa por de estruturas alvenaria; assistência técnico-pedagógica; programa de correção fluxo nas séries iniciais (que registram maior crescimento no Ideb); ações de alfabetização, por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com o propósito de apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização e letramento nas redes municipais; formação de professores; apoio na elaboração dos planos municipais de educação nos 217 municípios, com a definição de metas específicas para a política educacional dos municípios, entre outras.

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