Fechar
Buscar no Site

Humberto Coutinho sobre perda da TV Difusora: “fuxico de adversários locais”

hum-lobao-leo (2)Da coluna do Jotônio Vianna, no JP

Indagado pelo redator da coluna sobre a suposta perda do sinal da TV Difusora em Caxias, ontem, o ex-prefeito Humberto Coutinho (PDT) atribuiu a história a “fuxico” dos adversários locais, “pois meu amigo Lobão (o senador Edison Lobão) em nenhum momento conversou esse assunto comigo”. Humberto, no entanto, confirmou que estuda a possibilidade de assumir o controle da TV Record em Caxias, hoje nas mãos do arqui-inimigo e ex-prefeito Paulo Marinho (PR).

De qualquer forma, onde há fumaça há fogo e na política não existe essa de ‘amigo’ quando está em jogo o poder. A disputa pelo controle de emissoras de tevê ou rádio na Princesa do Sertão é até mais ferrenha que a disputa pelo controle de partidos políticos, os quais em período eleitoral vão disfarçadamente a leilão.

E quando fala em “fuxico” de adversários HC se refere indiretamente a Paulo Marinho, que é considerado pelos palacianos locais um expert no assunto. Relembre-se há poucos dias o desagrado do próprio Fernando Sarney com o velho aliado exatamente por conta de parecido enredamento de Paulo Marinho junto à governadora Roseana Sarney (PMDB), o qual teria ido a São Luís reclamar da postura editorial da TV Mirante em Caxias, supostamente favorável ao grupo Coutinho, o que não é verdade.

Quer dizer, em terra de sapo de cócoras com ele… Para além do ‘disse me disse’, porém, a importância do controle de uma tevê é hoje crucial na Princesa do Sertão, dada a massiva penetração nos meios populares. No caso, entre os dois grupos políticos quem perde um sinal de tevê pode até perder a eleição.

Contrato

Na conversa sobre a TV Difusora Caxias, Humberto Coutinho ainda acrescentou que o uso da emissora é avalizado por um contrato comercial, cuja validade só expiraria daqui a um ano e meio.

Validade

Logo, uma eventual mudança só poderia acontecer com a extinção da validade e/ou rompimento contratual, o que seria feito juridicamente.

Relação

Mas a repercussão da história da disputa pela TV Difusora Caxias é calcada exclusivamente na relação político-partidária.

Tudo

Como se sabe, controladora da Difusora no Maranhão, a família Lobão é um dos aliados mais antigos do sarneyzismo… Assim, do ponto de vista da briga eleitoral de 2014, tudo pode acontecer, inclusive o rompimento do contrato comercial celebrado entre Lobão e Coutinho.

Record

Quanto à TV Record (Cidade), controlada no Maranhão pela família Rocha, a troca do controle desta dos Marinho para os Coutinho só não acontecerá se Humberto não quiser.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens