Fechar
Buscar no Site

Estado oferece serviço de tomografia para diagnósticos precisos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibiliza, no setor de diagnóstico, o serviço de tomografia computadorizada dentro dos hospitais de Barreirinhas, Presidente Dutra e, a partir desta semana, no hospital Dr. Juvêncio Mattos. A estimativa é que, por mês, sejam realizados 450 exames em cada unidade. Além destas, outras unidades da rede estadual também dispõem do serviço.

A gestão estadual tem investido na modernização e reestruturação da rede hospitalar, para fortalecer as unidades de saúde e melhorar o atendimento aos pacientes. Os investimentos envolvem o aumento de leitos, construção de novas unidades, reforço profissional e renovação dos aparelhos, além de melhorias nos serviço de pronto atendimento.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, os equipamentos de tomografia oferecem agilidade e precisão no diagnóstico de doenças. “A estruturação da rede hospitalar é uma das prioridades do Governo do Estado. Com os tomógrafos, a equipe médica tem o suporte necessário para um melhor atendimento e diagnósticos eficazes dos pacientes”, ressaltou Carlos Lula.

A dona de casa Luiza Ramos, 52 anos, paciente do Hospital Tarquínio Lopes Filho, localizado em São Luís, trata de um câncer de estômago, e relata que a descoberta precoce foi fundamental para o tratamento da doença. “Fiz vários exames, inclusive, o primeiro foi a tomografia, que detectou a presença da doença. Depois, fiz outras tomografias que mostraram que o câncer está me deixando, graças a Deus”, comemora Luzia.

O tomógrafo possibilita o mapeamento anatômico tridimensional de várias patologias, de partes do corpo como, tórax, abdômen, pélvis e cérebro, podendo ser utilizado, também, para o diagnóstico precoce de algumas lesões, tais como tumores no intestino grosso, pulmão e obstruções circulatórias (trombose e infartos).

O cirurgião oncológico, Rodrigo Lopes, esclarece que, além de realizar o diagnóstico precoce, a tomografia é solicitada pelo médico para acompanhar a evolução de tratamentos. “Com a tomografia em mãos, o profissional de saúde tem a certeza se está ocorrendo ou não a evolução do tratamento no seu paciente. Muitas vezes, a medicação não dá resposta rápida, então, só podemos saber com o resultado da tomografia, que faz uma varredura no organismo do paciente e nos oferece um retorno preciso”, esclareceu o oncologista.

Tomografias em números

O Hospital Geral de Barreirinhas retomou o serviço de diagnóstico há nove dias e já executou 120 exames, média de 14 tomografias por dia. O Hospital Regional de Presidente Dutra contabiliza 3.323 tomografias de janeiro a maio deste ano. A unidade de saúde foi inaugurada em 2009 para desafogar o atendimento na capital e regiões próximas.

Na capital, o Hospital Tarquínio Lopes Filho, referência no tratamento de câncer no Maranhão, realizou 8.311 tomografias no período de janeiro a maio deste ano. Este número foi alcançado devido à grande procura da população em diagnosticar de forma precoce algum de tipo de câncer no organismo. “Como o Hospital é referência, todos buscam o Tarquínio Lopes para realizar consultas e exames, a procura é enorme, e fazemos de tudo para atender a todos”, afirmou o diretor geral da unidade de saúde, José Maria Assunção Júnior.

Em maio, o Hospital Dr. Jackson Lago, localizado no município de Pinheiro e que abastece toda a região da Baixada Maranhense, efetivou 680 tomografias; de janeiro a maio, foram 3.275. A unidade de saúde dispõe de atendimento médico-hospitalar em cirurgia, clínica médica, nefrologia, oftalmologia, anestesia, gastroenterologia, pediatria, neurologia, cardiologia e ginecologia. O hospital também está à disposição dos casos mais graves e recebe pacientes de média e alta complexidade da região.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens