Fechar
Buscar no Site

Honorato tem o apoio de importantes forças à sua pré-candidatura

O vereador de São Luís, Honorato Fernandes (PT) vem consolidando sua pré-candidatura a deputado federal. Além de apoios importantes conquistados em todo o estado, Honorato tem também o reforço do seu próprio partido.

Petista histórico, Fernandes é um dos candidatos da Construindo um Novo Brasil (CNB), tendência muito forte dentro da sigla. A CNB tem entre seus representantes no Maranhão o presidente estadual do PT/MA Raimundo Monteiro, Fernando Magalhães, Fernando Silva.

honorato 2Bem articulado internamente no PT em função do seu perfil agregador, nome leve e excelente capacidade de diálogo e com um leque muito bom de amigos, de uma aguerrida militância petista e lideranças em São Luís e por todo o Maranhão que aderiram à sua pré-candidatura, o vereador torna-se um nome competitivo para chegar à Câmara Federal. Nos últimos dias, a pré-candidatura fortaleceu-se com a adesão de vários colaboradores e de segmentos que acreditam que o bom trabalho realizado na Câmara de São Luís seja amplificado em Brasília.

O vereador Honorato Leite Fernandes Filho, 40 anos, casado e pai de dois filhos, é analista de sistemas e especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. É filho do engenheiro agrônomo Honorato Leite Fernandes e da professora universitária e assistente social, Ieda Cutrim Batista, militante precursora do movimento de mulheres, membro do Grupo de Mulheres da Ilha e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão.

Cedo conheceu a militância política e social através da atuação da profª. Iêda Batista em diversos espaços: sindicatos, movimentos dos trabalhadores rurais, universidade, movimento de mulheres e no próprio Partido dos Trabalhadores (PT). Educado juntamente com seus dois irmãos com exemplos concretos de integridade, correção e coerência, foi marcado pelo sentimento de justiça e de respeito à dignidade humana.

Com a atuação político-partidária de sua mãe no PT, teve a oportunidade de conhecer e conviver em sua própria casa com personalidades importantes na luta pela democracia, entre elas o ex-deputado Luís Vila Nova, o líder camponês Manoel da Conceição, a ex-deputada Helena Barros Heluy e o então deputado federal Luís Inácio Lula da Silva, que veio a ser o primeiro operário presidente do Brasil.

Inspirado por essa vivência e motivado pelo desejo de mudanças, ele concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores de São Luís e foi eleito com expressiva votação. Hoje é o único vereador do PT na capital, depois de 12 anos.

Ao longo de sua trajetória profissional, Honorato acumulou experiências e formou um amplo círculo de amizades. Com seu dinamismo, capacidade de estabelecer e atingir metas e de coordenar grupos, marcou fortemente sua passagem profissional pelos diversos órgãos públicos e instituições com as quais colaborou.

Dentro desta visão coletiva, Honorato Fernandes acredita que para mudar a realidade do Maranhão é preciso construir um projeto que expresse os anseios da população, em especial dos mais excluídos. “Entendemos que a construção desse projeto passa pela conscientização política dos cidadãos e cidadãs, em especial das populações mais vulneráveis, fortalecendo o sentimento de integração e a necessidade de participação efetiva nas decisões que dizem respeito à vida da cidade”, afirma.

A construção de uma novo Maranhão, analisa Fernandes, deve contemplar políticas públicas que, entre outros compromissos, garantam o acesso de todos aos serviços públicos de saúde, educação, cultura e lazer. Que garanta, em especial às crianças, o direito à educação de qualidade, fundamental para a formação do cidadão. “É necessário investir no desenvolvimento sustentável, na geração de trabalho e renda; garantir o direito de ir e vir de todos com segurança, conforto, pontualidade e por um preço justo”.

Honorato analisa ainda que um projeto para todos deve contemplar a proteção aos direitos dos idosos; a garantia dos direitos das pessoas com deficiência; além do combate a todas as forças de violência e discriminação.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens