Homens da Força Nacional de Segurança começam a chegar em São Luís
Desembarcaram na tarde deste sábado (2), em São Luís, os primeiros homens da Força Nacional de Segurança, enviados a pedido do governo do Maranhão, para garantir o controle do sistema prisional no Estado. Outros soldados são esperados e a missão da tropa é retomar o controle dos presídios e cadeias públicas.
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, decretou na noite de quinta-feira estado de emergência no sistema prisional maranhense.
O Estado pediu ao Ministério da Justiça que autorizasse o envio de agentes da Força Nacional para auxiliar as polícias locais na operação nas unidades prisionais de São Luís por tempo indeterminado.
A missão é combater as facções criminosas que atuam no Maranhão e controlar a crise que se instalou desde quarta-feira, 09, quando duas facções criminosas – o Bonde dos 40 e o Primeiro Comando do Maranhão (PCM) entraram em confronto dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, deixando um saldo de nove detentos mortos e 20 feridos.
Após rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, atos de vandalismo, assaltos foram praticados por São Luís. Escolas públicas e particulares fecharam as portas, e os ônibus pararam de circular a partir das 19h, temendo a repetição dos atos da noite de quarta-feira, quando oito ônibus foram destruídos.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.