Grupo de Gil Cutrim consolida-se como um dos mais fortes do MA
O resultado das eleições trouxe à tona algumas situações novas e já concretizadas no cenário político maranhense.
Um destes capítulos, sem nenhuma dúvida, é a consolidação do grupo político comandado pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, como um dos mais fortes do Estado.
Cutrim e o seu grupo – formado por dezenas de prefeitos e prefeitas; 16 vereadores ribamarenses, vários da capital São Luís e de outras cidades; cerca de oito mil lideranças comunitárias espalhadas pelo Estado; dentre outros – conseguiram proezas interessantes no pleito do último domingo.
Elegeram o jovem Glalbert Cutrim (PRB), irmão de Gil, como o segundo deputado estadual mais votado do Maranhão com 85.984 votos.
Em São José de Ribamar, terceira maior cidade do Estado em número de habitantes e sexto maior colégio eleitoral, o que ainda restava da oposição ao grupo de Gil esfacelou-se por completo com o resultado das urnas.
Flávio Dino, governador eleito com o apoio do prefeito ribamarense e do seu grupo, obteve 64,80% dos votos válidos. Glalbert alcançou a marca de ser o deputado estadual mais bem votado da história política da cidade com mais de sete mil votos.
O grupo de Gil Cutrim impôs, ainda, ao ex-prefeito Júlio Matos (PDT) outras derrotas vexatórias, dentre elas a não reeleição do deputado estadual Jota Pinto (PEN), que estava sendo apoiado por Dr. Julinho e seus ainda seguidores.
Portanto, os fatos relatados mostram um cenário real, consolidado. Trata-se de um novo grupo político que nasceu grande e forte e que está em sintonia com o governador eleito, Flávio Dino.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.